Gulbenkian lança apoio de até 100.000 euros para projetos agrícolas com boa gestão da água e solo
A Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar até quatro projetos este ano, com um financiamento entre 70 e 100 mil euros cada.
A Fundação Calouste Gulbenkian vai financiar projetos que promovam visitas de campo para dar a conhecer aos agricultores as melhores tecnologias de gestão da água de rega e do solo.
Através da iniciativa Gulbenkian Água, a Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar até quatro projetos este ano, com um financiamento entre 70 e 100 mil euros cada. As candidaturas estão abertas e podem ser submetidas até às 15h00 do dia 24 de setembro.
Os projetos devem criar oportunidades explorações agrícolas com as melhores práticas ou onde sejam testados novos métodos e tecnologias da gestão sustentável do solo e da água, de forma a que, ao longo de uma campanha agrícola, possam ser evidenciados os benefícios da adoção dessas práticas e o caminho que é necessário percorrer.
“Não se trata de projetos agrícolas propriamente ditos, mas de projetos de capacitação de agricultores, a serem desenvolvidos numa lógica de demonstração no terreno, entre pares, para grupos de agricultores com perfis e necessidades específicos (em especial, em função da cultura ou da região)”, explica Rosário Palha, gestora do projeto Gulbenkian Água.
Neste sentido, são condições obrigatórias do projeto e que têm de se verificar em simultâneo: ser um projeto para capacitação do setor agrícola; evidenciar boas práticas em termos da gestão da água e dos solos e, finalmente, que inclua uma dimensão de demonstração e partilha de conhecimento com outros agricultores, detalha a gestora.
Podem candidatar-se parcerias compostas por organizações de produtores, centros de competências e outras entidades que atuem no setor agrícola nacional.
O concurso tem como objetivo acelerar a transformação do setor agrícola, impulsionando a utilização de práticas mais sustentáveis, com impacto direto na saúde dos solos e na gestão eficiente dos recursos hídricos, indica a nota enviada à imprensa. Este apoio pretende, por exemplo, incentivar a adoção de tecnologias que aumentem a resiliência dos solos e melhorem a infiltração e retenção de água.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gulbenkian lança apoio de até 100.000 euros para projetos agrícolas com boa gestão da água e solo
{{ noCommentsLabel }}