António Costa aponta habitação acessível como um dos desafios europeus “mais urgentes”
"A habitação acessível (...) é absolutamente essencial para garantirmos a coesão social e a sustentabilidade das democracias na Europa”, considerou o presidente do Conselho Europeu.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou esta sexta-feira que a habitação acessível é um dos desafios “mais urgentes” nos Estados-membros e uma preocupação transversal em todas as sociedades europeias.
“A habitação acessível tornou-se um dos desafios mais urgentes nos Estados-membros e que é absolutamente essencial para garantirmos a coesão social e a sustentabilidade das democracias na Europa”, disse António Costa no Fórum Social Porto 2025.
Costa considerou que nada mais alimenta o populismo que a sensação de abandono e a falta de perspetiva de futuro que as novas gerações encontram, desde logo, quando procuram a primeira habitação para construírem as suas vidas.
Na sua opinião, a habitação é hoje uma preocupação transversal em todas as sociedades europeias e não há Governo europeu que não tenha a habitação na primeira linha das suas preocupações.
“O Governo português é, aliás, um bom exemplo”, assinalou António Costa, que tinha, a seu lado, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.
Devido a esta preocupação, António Costa revelou que na próxima reunião formal do Conselho Europeu, que decorrerá em outubro, haverá um debate dedicado à habitação acessível.
A Comissão Europeia já tem um comissário com a responsabilidade da habitação, lembrou.
O Fórum Social do Porto 2025, que começou na quinta e termina esta sexta-feira, tem como tema central “Empregos de Qualidade numa Europa Social Competitiva” e é organizado pelo Governo português com o apoio da Comissão Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Costa aponta habitação acessível como um dos desafios europeus “mais urgentes”
{{ noCommentsLabel }}