Direto Zelenskiy trava visita do presidente alemão a Kiev

  • ECO
  • 12 Abril 2022

Ao 49º dia de guerra na Ucrânia, teme-se que Moscovo já tenha recorrido a armas químicas em Mariupol. Presidente ucraniano deixa claro que o homólogo alemão não é bem-vindo a Kiev.

O Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, tencionava visitar Kiev juntamente com uma comitiva com os presidentes da Polónia, Estónia, Lituânia e Letónia “para enviar um forte sinal de solidariedade europeia à Ucrânia”. Steinmeier admitiu, no entanto, que não seria bem-vindo na capital ucraniana. “Eu estava pronto para isso. Mas aparentemente – e tenho que admitir – isso não era desejado em Kiev”, disse o Presidente germânico.

As regiões perto de Kiev, a capital da Ucrânia, continuam a ser devastadas pelas tropas russas. Mas, esta terça-feira, as atenções voltaram-se de novo para Mariupol. Surgiram relatos de um possível ataque químico naquela cidade portuária, sendo que vários países estão a trabalhar para tentar apurar os factos.

A somar à preocupação estão duras declarações de um comandante separatista numa entrevista transmitida pela televisão estatal russa: segundo o The New York Times, Eduard Basurin disse que as forças ucranianas escondem-se em fortificações subterrâneas numa fábrica de aço na cidade, pelo que as forças russas terão de bloquear as saídas e “recorrer às tropas químicas, que encontrarão forma de fazer com que as toupeiras saiam dos seus buracos”.

Os combates no leste da Ucrânia vão intensificar-se nas próximas duas a três semanas, de acordo com o Ministério da Defesa ucraniano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelenskiy trava visita do presidente alemão a Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião