João Leão é o novo vice-reitor do Iscte

  • ECO
  • 15 Abril 2022

Anterior ministro das Finanças vai gerir o Centro de Valorização de Transferência de Tecnologias (CVTT), cujo financiamento foi incluído no último Orçamento do Estado que ajudou a preparar.

João Leão é o novo vice-reitor do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, tendo sido nomeado dois dias depois de ter saído do Governo, avança o Público (acesso pago). O ex-ministro das Finanças vai gerir, entre outros projetos, o Centro de Valorização de Transferência de Tecnologias (CVTT), cujo financiamento foi incluído no último Orçamento do Estado que ajudou a desenhar.

De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) apresentada esta semana pelo Governo, estão previstos oito milhões de euros de investimento público nesta obra que ficará sob responsabilidade de João Leão. O CVTT vai concentrar oito centros de investigação, dez laboratórios e três observatórios da instituição no antigo edifício do IMT, na Avenida das Forças Armadas, junto ao campus do Iscte, em Lisboa.

O projeto conseguiu, em 2019, um financiamento europeu de 4,8 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Portugal 2020, mas o investimento total ascende a mais de 12 milhões de euros, diz o Público. A verba remanescente será coberta com fundos públicos, sendo que dois oito milhões de euros previstos no OE2022, o Iscte garante que só 5,2 milhões de euros provêm da administração central.

Numa resposta enviada entretanto ao Público, João Leão garante que não teve qualquer intervenção na decisão de incluir um financiamento público ao CVTT e que esse apoio já constava do documento apresentado em outubro. “A negociação e solicitação [do financiamento] resulta sempre do ministério e membros do governo respetivos, neste caso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)”, disse o ex-ministro.

(Notícia atualizada às 13h58 com reação de João Leão)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Leão é o novo vice-reitor do Iscte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião