Nas notícias lá fora: petróleo, Brexit e anúncios online

O embargo ao petróleo russo está já a ser desenvolvido, segundo o ministro francês Le Maire. Pelo Reino Unido, as empresas apostam em espaços na Holanda para evitar dificuldades com o Brexit.

A ideia de um embargo da União Europeia ao petróleo russo ainda está em cima da mesa e estará já a ser desenvolvida, segundo adianta o ministro das Finanças francês. Já pelo Reino Unido, as empresas estão a apostar em espaços e hubs holandeses para contornar os problemas causados pelo Brexit. O bloco, bem como a Comissão Europeia, tem o acordo que a Meta e a Google celebraram, que se foca nos anúncios online, sob análise. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Reuters

Embargo da UE ao petróleo russo está em andamento, diz ministro francês

Depois de muitos avanços e recuos, o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, assegurou que um embargo ao petróleo russo ao nível da União Europeia está a ser desenvolvido, acrescentando que o Presidente de França, Emmanuel Macron, quer que a medida avance. “Espero que nas próximas semanas convençamos os nossos parceiros europeus a parar de importar petróleo russo”, disse Le Maire.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Grandes bancos acumulam 65 mil milhões em créditos fiscais

Os seis maiores bancos espanhóis acumulam 65.471 milhões de euros em ativos fiscais diferidos nos seus balanços consolidados, a maioria dos quais corresponde a créditos fiscais que permitirão ao Santander, BBVA, CaixaBank, Sabadell, Bankinter e Unicaja reduzir os futuros pagamentos de impostos sobre as sociedades, quando gerarem lucros suficientes para permitir a sua dedução. Os chamados DTA (ativos por impostos diferidos, na sigla em inglês) são gerados por despesas que reduzem os lucros bancários, mas que o setor não pode deduzir por ter bases fiscais negativas num determinado período.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Financial Times

Le Pen rejeita acusações de uso indevido de fundos da UE

Marine Le Pen rejeitou as alegações de que desviou dezenas de milhares de euros em fundos da União Europeia (UE), caracterizando-as como uma campanha de “truques sujos” por Bruxelas dias antes da segunda e última volta de uma disputa presidencial contra Emmanuel Macron. Le Pen está sob escrutínio sobre o uso de fundos da UE pelo seu partido desde a altura em que era deputada, depois de o escritório antifraude europeu apresentar um relatório listando supostos abusos a procuradores franceses.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

Brexit leva empresas do Reino Unido a criar hubs comerciais holandeses

Perante as dificuldades que ainda existem para as empresas após o Brexit, nomeadamente na fronteira alfandegária no Mar do Norte, muitas companhias britânicas estão a procurar espaços na Holanda. Mais de 90 investidores construíram ou alugaram espaços de distribuição no país desde 2017, metade deles em 2021, de acordo com a agência governamental Invest in Holland.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El Economista

Meta e Google chegam a acordo para monopolizar anúncios online

A Meta, dona do Facebook, e a Google fecharam um acordo de publicidade conhecido como Jedi Blue. Através desta aliança, as duas empresas acertam os preços dos anúncios online, dando ao Facebook uma vantagem nos leilões de anúncios do Google em troca de encerrar os próprios planos de serviços publicitários. Perante este acordo, a União Europeia e o Reino Unido decidiram tomar medidas, estando a investigar estas práticas para demonstrar que não são legais.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: petróleo, Brexit e anúncios online

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião