Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afasta recurso a armas nucleares na Ucrânia
Titular da pasta dos Negócios Estrangeiros na Rússia negou esta terça-feira que o Kremlin esteja a planear usar armas nucleares na Ucrânia. Sergei Lavrov falou ainda numa nova fase da guerra.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia garantiu esta terça-feira que o Kremlin só usará armas convencionais na Ucrânia, descartando deste modo a existência de planos para recorrer ao arsenal nuclear contra aquele país.
A resposta do governante russo surgiu durante uma entrevista à estação televisiva India Today esta terça-feira, depois de Sergei Lavrov ter sido questionado sobre a hipótese de a Rússia recorrer a armas nucleares nesta guerra.
A posição de Lavrov, citada pela Bloomberg, representa uma das declarações mais categóricas de responsáveis russos acerca deste assunto. Mas a agência nota que o ministro dos Negócios Estrangeiros não é diretamente responsável pelas decisões que envolvam as forças armadas russas.
Os serviços secretos ocidentais têm exibido preocupação com a possibilidade de a Rússia vir a recorrer a armas nucleares táticas durante a guerra na Europa, ou outras com capacidade mais limitada. Vladimir Putin, Presidente russo, também tem feito ameaças nesse sentido desde o início da invasão em 24 de fevereiro, que a Rússia entende tratar-se apenas de uma operação militar especial.
Na entrevista, Lavrov confirmou também que a guerra na Ucrânia entrou numa nova fase. Esta segunda-feira, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também tinha alertado que o Kremlin deu início à ofensiva na região de Donbas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afasta recurso a armas nucleares na Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}