5 coisas que vão marcar o dia

Programa de Estabilidade vai ser debatido na AR. Esta quarta-feira, os sindicatos da Função Pública vão reunir-se pela primeira vez com o novo Governo. Serão conhecidos dados económicos relevantes.

No plano político, o programa de Estabilidade vai ser discutido na Assembleia da República, ao passo que os sindicatos da Função Pública vão reunir-se pela primeira vez com a nova orgânica governamental. A nível internacional, o FMI divulga Fiscal Monitor e serão conhecidas as estatísticas sobre a economia europeia.

Debate do programa de estabilidade na AR

Esta quarta-feira vai ser discutido na Assembleia da República o programa de estabilidade 2022-2026. Este documento prevê uma redução gradual do défice das contas públicas até final do horizonte da projeção, apontando para um excedente de 0,1% em 2026. Até ao final da legislatura o Governo estima ainda que a dívida pública se reduza para valores próximos dos 100% do PIB.

Sindicatos da Função Pública reúne-se com novo Governo

As três estruturas sindicais da administração pública reúnem-se esta quarta-feira, pela primeira vez, desde que o novo Governo tomou posse. O encontro será presidido pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sendo que da ordem de trabalhos constam a apresentação da nova equipa governamental e a audição dos sindicatos quanto às matérias negociais a priorizar.

IGCP vai ao mercado captar até 1.250 milhões de euros

O IGCP- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar um duplo leilão de bilhetes ao Tesouro com um montante indicativo global entre mil milhões de euros e 1.250 milhões de euros. Os títulos de dívida a emitir têm maturidade a três e 11 meses.

FMI publica Fiscal Monitor

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai publicar esta quarta-feira o Fiscal Monitor, um documento onde constarão dados como previsões relativas ao défice orçamental e à dívida pública. Na proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) divulgada na semana passada, o Governo reviu em baixa o crescimento económico para 4,9% este ano, ainda assim e apesar do impacto da guerra, o PIB português deverá conseguir completar a retoma.

Como está a evoluir a economia europeia?

O Eurostat divulga esta quarta-feira os dados que permitem perceber a evolução da economia e do emprego na União Europeia e na Zona Euro, no quarto trimestre de 2021. Na estimativa rápida divulgada em março, o gabinete de estatísticas reviu em alta o crescimento económico da Zona Euro em 2021 de 5,2% para 5,3%. Contudo, a economia europeia continuava a estar atrasada na recuperação em comparação com a economia norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião