Inverno mais seco desde 1931 afunda geração hídrica da EDP no primeiro trimestre

Elétrica aumentou a produção de eletricidade no arranque do ano, mas o inverno mais seco em quase um século afundou a geração hídrica em 64%.

O inverno mais seco desde 1931 em Portugal levou a EDP EDP 0,00% a produzir menos 64% de eletricidade através da geração hídrica na Península Ibérica no primeiro trimestre do ano. Ainda assim, a elétrica nacional conseguiu aumentar a produção de eletricidade em 3% neste período: compensou a quebra no hídrico com a geração através do gás, das eólicas e do carvão.

A EDP produziu 17TWh (Terawatts-hora) no primeiro trimestre do ano, um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo anunciou ao mercado, e isto antes de apresentar as contas trimestrais no dia 5 de maio.

Nem tudo foram boas notícias. Pouco choveu durante o inverno e a situação de seca levou o Governo de Portugal a suspender a produção de energia hidroelétrica em algumas barragens do país.

Com as barragens paradas, a EDP viu a geração hídrica afundar 64% na Península Ibérica, onde produziu apenas 1,55TWh no primeiro trimestre — 2,6TWh abaixo da média.

“Este volume de geração hídrica extremamente baixo implicou uma posição curta de geração no mercado grossista de eletricidade, uma vez que cerca de 100% dos volumes de geração esperados estavam cobertos por preços fixos com os clientes”, explica a companhia elétrica liderada por Miguel Stilwell D’Andrade, assumindo que “esta combinação não correlacionada resultou num impacto negativo relevante no primeiro trimestre, que deverá ser mitigado nos próximos trimestres por uma produção térmica acima do esperado”.

A EDP compensou essa quebra com aumentos de produção nas eólicas (+11% para 8,96TWh), Gás na Península Ibérica (+159% para 2TWh) e Carvão (+34% para 1,8TWh, apesar de ter deixado de produzir no Brasil) nos três primeiros meses do ano.

De acordo com a EDP, as energias renováveis representaram 75% da eletricidade gerada no primeiro trimestre.

A elétrica adianta ainda que eletricidade distribuída em Portugal aumentou 3% no arranque do ano, “justificada principalmente pela recuperação do setor da indústria e serviços”. Por outro lado, em Espanha, a eletricidade distribuída diminuiu 3% face ao período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inverno mais seco desde 1931 afunda geração hídrica da EDP no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião