Libra perto do valor mais baixo das últimas três décadas

  • Ana Luísa Alves
  • 3 Outubro 2016

Moeda atingiu em julho um valor muito próximo do mais baixo registado nas últimas três décadas.

Se vai viajar para o Reino Unido, saiba que este não é o melhor momento para a libra. A 6 de julho, a moeda atingiu um valor muito perto do mínimo histórico registado nos últimos 30 anos, de 1,06 euros (1,2798 dólares).

A libra esterlina está cada vez mais próxima do valor mais baixo dos últimos 30 anos, atingido valores bastante baixos nos dias a seguir à votação do Brexit, a 23 de junho. Analistas dos fundos de investimento britânicos aumentaram as apostas de que a moeda ia continuar a cair.

Evolução da Libra face ao Euro em 2016

Fonte: Bloomberg (Valores em dólares)
Fonte: Bloomberg (Valores em euros)

O índice da Libra Britânica da Bloomberg, que mede a a moeda do Reino Unido em comparação com outras moedas, atingiu o valor mais baixo desde os registos de 2014.

Theresa May disse, durante a conferência do Partido Conservador Inglês, que vai limitar e controlar a imigração, de modo a “encontrar o melhor acordo possível” para os negócios britânicos.

O discurso de May alimentou a especulação de que o Reino Unido vai enfrentar, dentro de meses, negociações difíceis para a saída da União Europeia. A data prevista para a ativação do acordo 50 do tratado de Lisboa é março de 2017.

Hoje a libra regista uma quebra de 0,65% para os 1,13 euros (1,2888 dólares). Face à moeda europeia, uma libra esterlina equivale a 1,15 euros.

Editado por Mariana Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Libra perto do valor mais baixo das últimas três décadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião