Valor dos depósitos estruturados caiu para menos de metade num ano

Em 2021, 13.484 clientes aplicaram 238 milhões de euros em depósitos estruturados em Portugal. Mais de metade dos que venceram pagou a taxa mínima prevista, segundo o Banco de Portugal.

Depois de cinco anos a cair, o número de depósitos estruturados comercializados em 2021 por cinco instituições em Portugal ascendeu a 52, mais um do que no ano anterior. Ainda assim, se o número de depositantes aumentou ligeiramente (1,1%), o montante aplicado diminuiu (-5%) pelo sexto ano consecutivo.

Segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quarta-feira, no ano passado um total de 13.484 depositantes aplicaram 238 milhões de euros em depósitos estruturados, com mais de 97% das operações a serem feitas por particulares. Nos clientes empresariais, o montante médio depositado subiu cerca de 16 mil euros face a 2020.

Os depósitos estruturados são depósitos a prazo cuja remuneração depende, total ou parcialmente, da evolução de instrumentos financeiros ou de variáveis económicas ou financeiras relevantes, como é o caso de ações, índices acionistas ou preços de matérias-primas. Em 2021 estavam todos denominados em euros e tinham a remuneração indexada a um cabaz de ações, com um prazo de dois anos.

De acordo com o BdP, o montante total aplicado em depósitos estruturados caiu para menos de metade (-57,7%) do valor no espaço de um ano, totalizando 313,9 milhões de euros no final de 2021. Isto é, o peso dos depósitos estruturados no montante total aplicado pelos clientes bancários em depósitos a prazo é cada vez mais residual (0,4% em 2021 vs. 0,8% em 2020).

Os dados mostram ainda que, entre os 76 depósitos estruturados que venceram em 2021, mais de metade (52,6%) pagou a TANB mínima prevista no documento de informação pré-contratual, enquanto 2,6% tiveram uma TANB nula. A TANB máxima prevista foi paga em 30,3% dos casos.

Porém, a maioria dos depósitos vencidos (63,2%) pagou uma taxa de remuneração superior à TANB de depósito a prazo simples comercializado pela mesma instituição para o mesmo prazo, detalha o BdP. A maioria estava indexado ao mercado acionista (92%) e apenas seis depósitos tinham a remuneração indexada ao mercado monetário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor dos depósitos estruturados caiu para menos de metade num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião