Juros vão subir. Investidores tranquilos
Janet Yellen não poderia ter sido mais explícita sobre o que vai acontecer com os juros: vão subir já. Mas isso já não é surpresa para os investidores. Nos EUA, as bolsas subiram, mas pouco.
Os juros vão subir. E é já este mês, mas isso já não é surpresa para os investidores norte-americanos. O aumento do preço do dinheiro anunciado por Janet Yellen, a presidente da Reserva Federal dos EUA, foi recebido sem sobressalto, num dia em que Wall Street fechou em alta, mas com ganhos muito ligeiros.
“Na reunião deste mês, o Comité vai avaliar se o emprego e a inflação estão a evoluir de acordo com as nossas expectativas. No caso de isso acontecer, um ajustamento da taxa de juro federal é muito apropriada”, afirmou Yellen num comunicado proferido no Executives’ Club em Chicago.
Há uma subida de juros prometida ainda para este mês, mas a expectativa é de que o agravamento das taxas seja moderado, acompanhando sempre os sinais positivos que venham da economia, razão pela qual os mercados não estremeceram perante o anúncio de Yellen. O dólar até recuou, os juros da dívida americana ficaram estáveis, já as bolsas subiram, mas pouco.
Tanto o S&P 500 como o Nasdaq conseguiram valorizar. O índice de referência dos EUA apresentou um ganho de apenas um ponto, já o índice tecnológico subiu 0,16%, com a Snap, a dona da rede social dos vídeos que desaparecem, a voltar a apresentar um bom desempenho. Depois de disparar 44% na estreia, ganhou mais 9,82%. Está a cotar nos 26,885 dólares.
Também o Dow Jones conseguiu terminar a sessão acima da linha de água. De acordo com os dados da Bloomberg, o índice industrial norte-americano encerrou com uma valorização de apenas 0,01%, continuando a cotar acima da fasquia dos 21 mil pontos, próximo de recorde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros vão subir. Investidores tranquilos
{{ noCommentsLabel }}