Rui Rio ironiza prémios no Novobanco: “É mais do que justo”

  • ECO
  • 22 Abril 2022

Presidente do PSD considera "justo" que o acionista Lone Star premeie a gestão do banco pois "nunca ninguém conseguiu por os contribuintes a ajudar tanto um investidor privado"

O ainda presidente do PSD voltou a atacar a atribuição de prémios do Novobanco ao conselho de administração. “Do ponto de vista do acionista Lone Star é mais do que justo premiar estes gestores. Nunca ninguém conseguiu por os contribuintes a ajudar tanto um investidor privado”, ironizou Rui Rio no Twitter.

O dirigente social-democrata considerou que “seria justo fazerem também um agradecimento ao Governo, porque sem ele este êxito bancário nunca seria possível”.

O Novobanco voltou a atribuir prémios à administração liderada por António Ramalho no ano passado, totalizando os 1,6 milhões de euros (abaixo dos 1,9 milhões atribuídos em 2020), de acordo com o relatório e contas da instituição.

O banco salienta que este “prémio teve como base o desempenho individual e coletivo de cada membro” da administração e que “nenhum pagamento foi realizado”.

Aliás, acrescenta que este bónus está sujeito a ajustamentos futuros e que qualquer bónus só será pago se houver lugar a ele e após o fim do processo de reestruturação acordado com Bruxelas – está prestes a terminar.

O banco a página dos prejuízos no ano passado e está na rota dos lucros sustentáveis. Obteve um resultado positivo de cerca de 185 milhões de euros em 2021, mas que não evitou, ainda assim, um novo pedido de capital de 209 milhões que o Fundo de Resolução e o ministro das Finanças já recusaram pagar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio ironiza prémios no Novobanco: “É mais do que justo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião