PGR quer acusação a Sócrates pronta em duas semanas

  • ECO
  • 4 Março 2017

A Operação Marquês deverá estar concluída a 17 de março. Joana Marques Vidal, Procuradora Geral da República diz que prazo é para cumprir.

A Operação Marquês, que tem Sócrates como principal arguido, deverá ter acusação formalizada dentro de duas semanas. O Expresso e Sol escrevem nas edições deste sábado que Joana Marques Vidal, Procuradora-Geral da República diz que prazo de 17 de março é para cumprir apesar de a data ser inicialmente meramente indicativa. Isto apesar, dos desenvolvimentos do processo nos últimos dias, com a constituição dos dois homens fortes da Portugal Telecom, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, como arguidos.

Esta pressão de Marques Vidal está a causar alguma tensão no Ministério Público existindo mesmo a possibilidade do DCIAP ter que abdicar de várias linhas de investigação.

Segundo avança o Sol, com esta data como imperativa, José Dirceu homem forte de Lula da Silva, não deverá ser constituído arguido, apesar de existirem fortes indícios de que recebeu 1,2 milhões de euros do grupo Espírito Santo. Aquela publicação adianta mesmo que já não terá sido sequer expedita carta para as autoridades brasileiras para que Dirceu fosse ouvido no âmbito desta investigação.

O Sol escreve mesmo que também as cartas rogatórias da Suíça, sobre as luvas pagas pela E.S. Resources, poderão não chegar a tempo.

Os dois semanários avançam ainda que José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates deverá ser constituído também arguido por canalizar 5,5 milhões de euros.

O processo da Operação Marquês começou há cerca de dois anos e conta já 23 arguidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR quer acusação a Sócrates pronta em duas semanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião