Primark sobe preços de alguns artigos à boleia da inflação

Primark anuncia que vai ter que realizar "aumentos seletivos de preços" em algumas das peças de roupa da coleção outono/inverno, devido à escalada de preços. Ainda assim, promete preços competitivos.

A Associated British Foods (AB Foods), dona da Primark, alertou que o disparo da inflação no Reino Unido vai obrigar o grupo a aumentar “seletivamente” os preços de algumas peças de roupa da coleção outono/inverno.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, citado pela Bloomberg, a decisão é justificada com o facto de a Primark não conseguir suportar todas pressões inflacionistas, pelo que terá de realizar “aumentos seletivos de preços” em alguns artigos.

Não obstante, o CEO da retalhista garante que a Primark vai continuar a praticar “preços competitivos” e que a empresa não está “obcecados com os preços”. Face a este anúncio, as ações da Associated British Foods chegaram a cair mais de 7% no arranque da sessão em Londres, estando atualmente a ceder mais de 4%, para 1.551,78 libras.

A taxa de inflação no Reino Unido acelerou para 7% em março. “Esta é a taxa de inflação mais alta em 30 ou 40 anos”, sinalizou o CEO, acrescentando que esta é a primeira vez em “muito tempo” que a Primark vai aumentar os preços”.

O aumento dos custos de produção de produção vai pesar nas contas da Primark para o segundo semestre do ano, ainda assim a empresa espera alcançar uma margem operacional de 10% nas vendas globais durante este ano. Recorde-se que a retalhista foi bastante mais penalizada pelo bloqueios e restrições aplicadas no âmbito da pandemia face aos concorrentes, dado que não tem vendas online. Face a esta situação, no início do ano a Primark já tinha manifestado a intenção de cortar cerca de 400 postos de trabalho para reduzir os custos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primark sobe preços de alguns artigos à boleia da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião