Start Campus inicia construção de mega centro de dados em Sines
Serão criados 70 a 100 novos postos de trabalho diretos em Sines e estima-se que, durante este ano, sejam igualmente criados 400 postos de trabalho indiretos.
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do hyperscaler data centre SINES 4.0, iniciou esta terça-feira a construção da primeira fase do projeto. A construção do NEST – New & Emerging Sustainable Technologies terá um investimento de 130 milhões de euros e conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023. Serão criados 70 a 100 novos postos de trabalho diretos em Sines e estima-se que, durante este ano, sejam igualmente criados 400 postos de trabalho indiretos.
“O SINES 4.0 começa agora a ser implementado no terreno e isso é um marco importante para este projeto. Este investimento responde a duas tendências que se confirmaram nos últimos anos: transformação digital e sustentabilidade. Queremos fazer a diferença com o que estamos a criar, gerando postos de trabalho qualificados e atraindo mais investimento com impacto positivo para a comunidade em Sines”, diz Afonso Salema, CEO da Start Campus, citado em comunicado.
“Existe uma enorme procura, a nível internacional, de centros de dados por parte dos hyperscalers. O mercado internacional está em rápido desenvolvimento e o momento de pandemia veio acelerar e até confirmar tendências como o teletrabalho, consumo de serviços streaming, cloud computing, social media, entre outros”, acrescenta.
O NEST, o primeiro edifício do mega centro de dados, terá um total de 5 mil metros quadrados, capacidade para 15 MW e será um modelo mais pequeno dos restantes edifícios. “O edifício terá disponibilidade para um a seis clientes (seis salas de 2,5 MW) e contará com energia verde e refrigeração sustentável, para além de serviços de suporte”, descreve a Start Campus.
Esta primeira fase do projeto representa um investimento de 130 milhões de euros — desde o ano passado já foram investidos no projeto 20 milhões –, a primeira parcela de um investimento global estimado em 3,5 mil milhões de euros até 2027.
Nesta fase de arranque serão criados 70 a 100 novos postos de trabalho diretos em Sines, tendo uma forte componente de funções altamente qualificadas como engenheiros de telecomunicações, mecânicos e eletrotécnicos. Este ano estima-se que sejam criados 400 postos de trabalho indiretos, segundo ainda o promotor.
O NEST insere-se no projeto SINES 4.0, um dos maiores data centers europeus. Composto por 9 edifícios (NEST com 15MW e mais 8 edifícios com 60 MW de capacidade cada), o data center será 100% verde e quando estiver terminado, em 2027, terá 495 MW de capacidade total.
Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), nos terrenos contíguos à recentemente encerrada Central Termoelétrica a Carvão de Sines, o SINES 4.0 alavanca a posição geográfica estratégica de Sines, com a ajuda de novos cabos submarinos: EllaLink (ligando Portugal à Madeira e América do Sul, Equiano e 2Africa (ligando todo o continente africano à Europa através de Portugal) e Medusa (ligando o Mediterrâneo).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Start Campus inicia construção de mega centro de dados em Sines
{{ noCommentsLabel }}