Subida dos combustíveis mais do que duplica procura por elétricos no Standvirtual

Procura por automóveis elétricos em março disparou 147% (65% nos elétricos premium) em termos homólogos, um mês marcado pelo início da guerra e pela escalada dos preços dos combustíveis.

O Standvirtual, uma plataforma para compra e venda de automóveis, registou um aumento de 147% na procura por veículos elétricos em março, bem como de 65% nos elétricos premium, em comparação com o período homólogo de 2021.

Este aumento significativo no interesse dos consumidores deu-se num mês marcado pela escalada dos preços da gasolina e do gasóleo, por causa do início da guerra na Ucrânia, tendo mesmo sido superior à registada em fevereiro.

Apesar da subida na procura, a oferta registou um crescimento bem mais modesto, entre 2% e 5%, consoante a gama de veículo elétrico em análise.

Em linha com um crescimento verificado nos meses anteriores, Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual, comenta que “esta procura cresce nos elétricos usados, mas também nos novos, devido aos receios relacionados com a duração das baterias”.

Já a procura geral de veículos no Standvirtual registou quebras de 8%, enquanto a oferta afundou 17% em março, face ao mesmo mês de 2021. Em comparação, no mês de fevereiro, a quebra na procura foi de 4%, e de 12% na oferta de veículos.

Paralelamente ao aumento da procura de elétricos, em março, está a descida na procura por veículos a diesel e gasolina, com quebras de 25% e 12%, respetivamente. Ainda assim, os combustíveis fósseis continuam a ser a tipologia mais procurada, com o gasóleo a representar 58% da procura, e a gasolina 28%. Em ambos os casos, a procura situa-se abaixo da oferta disponível.

Procura de veículos no Standvirtual segundo o combustível:

Fonte: Standvirtual

O conjunto de carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam em março cerca de 15% da procura, e 12% da oferta, avançou também a plataforma.

No que respeita ao segmento e marca, a procura de março cresceu 22% nos pequenos citadinos e 4% nos utilitários, mas desceu em todos os restantes segmentos face ao ano passado. Os monovolumes tiveram quebras de 30%, fazendo desta categoria a que registou o maior recuo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida dos combustíveis mais do que duplica procura por elétricos no Standvirtual

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião