Brent sobe quase 1% para 105 dólares por barril

O preço do petróleo está a subir nos mercados internacionais, com o barril a cotar nos 105 dólares em Londres e nos 102 dólares em Nova Iorque.

O preço do petróleo volta a subir esta quarta-feira, ainda que menos de 1%. O desempenho está relacionado com o alívio dos receios de uma redução na procura por parte da China, o maior importador de petróleo do mundo.

Perto das 8h em Lisboa, o barril de Brent, que serve de referência às importações nacionais, valorizava 0,93%, para 105,58 dólares. Enquanto isso, o WTI subia 0,81%, para 102,52 dólares.

Evolução do preço do Brent em Londres:

Esta recuperação do preço da matéria-prima acontece depois de o Banco Central da China ter afirmado esta terça-feira que vai manter uma liquidez “razoavelmente ampla” nos mercados financeiros, o que aliviou as preocupações dos investidores quanto à diminuição da procura por parte de Pequim, devido ao confinamento apertado em Xangai nas últimas semanas.

“Os traders de petróleo estão a ultrapassar os receios de um confinamento em Pequim e, em vez disso, concentram-se nos estímulos vindos da China“, diz Phil Flynn, analista do Price Futures Group, citado pela Reuters.

Nas últimas horas, a presidente do Parlamento Europeu defendeu um “embargo total” da União Europeia ao petróleo, gás e carvão russo. “Fomos a primeira instituição a começar a falar sobre um levantamento dos bancos russos [a sancionar] e depois, é claro, chegando ao ponto de dizer que precisamos de avançar com um embargo total ao petróleo, gás e carvão“, disse Roberta Metsola, em entrevista à Lusa.

Também o ministro de Economia e Energia alemão afirmou que a Alemanha pode ficar independente do petróleo russo numa questão de dias e não só no final do ano, como foi afirmado anteriormente. “Hoje, posso dizer que é possível a Alemanha fazer um embargo” ao petróleo russo, disse Robert Habeck na terça-feira, realçando que a independência alemã do petróleo russo está “muito, muito próxima”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent sobe quase 1% para 105 dólares por barril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião