Confiança dos consumidores na Alemanha cai acentuadamente

  • Lusa
  • 27 Abril 2022

Consultora prevê queda de 10,8 pontos no indicador da confiança dos consumidores alemães, um novo mínimo à boleia da guerra na Ucrânia e da inflação. Consumidores acreditam em perigo de recessão.

A confiança dos consumidores alemães deteriorou-se acentuadamente pelo segundo mês consecutivo, caindo para um novo mínimo, à medida que a guerra na Ucrânia e a inflação desvaneceram as esperanças de uma recuperação pós-pandemia.

A Society for Consumer Research (GfK) prevê uma queda de 10,8 pontos para o seu indicador – com base nas opiniões de quase 2.000 inquiridos e que mede a confiança dos consumidores – de 15,7 negativos em abril para 26,5 negativos em maio.

Assim, o clima de consumo afunda-se para um novo mínimo histórico e cai significativamente abaixo do anterior recorde negativo na primavera de 2020 durante o primeiro confinamento público da Alemanha, disse esta quarta-feira a consultora num comunicado.

Um aumento acentuado da propensão para poupar em abril acelerou esta queda.

A guerra na Ucrânia, bem como a elevada inflação, atingiram duramente o sentimento de consumo. Isto acabou por frustrar as esperanças de uma recuperação como resultado da flexibilização das restrições relacionadas com a pandemia”, disse Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.

A explosão dos preços da energia em resultado da grande incerteza causada pela guerra, bem como as extensas sanções contra a Rússia, provocaram também uma diminuição das perspetivas de rendimento dos consumidores.

As elevadas taxas de inflação fazem com que o poder de compra dos consumidores se desvaneça.

Assim, o indicador das perspetivas de rendimento atingiu o seu valor mais baixo em quase vinte anos em abril, caindo para 31,3 pontos negativos, 9,2 pontos abaixo do valor de março.

A última vez que foi registado um valor pior foi em fevereiro de 2003, quando o indicador atingiu 32,8 pontos negativos.

“Só pode haver uma mudança sustentável no clima de consumo se houver negociações de paz bem-sucedidas relativamente à guerra na Ucrânia”, acrescenta Bürkl.

As expectativas económicas também voltaram a sofrer perdas significativas depois da quebra do mês passado; o indicador caiu para 16,4 pontos negativos em abril, 7,5 pontos abaixo dos de há um mês, e quase 24 pontos abaixo dos de há um ano.

Os consumidores acreditam que o risco para a economia alemã aumentou ainda mais e que o perigo de uma recessão é elevado.

Associada à queda das expectativas económicas e de rendimentos, a propensão para comprar também diminuiu pela terceira vez consecutiva.

Assim, o indicador correspondente perdeu 8,5 pontos em abril para 10,6 pontos negativos, o valor mais baixo em mais de treze anos.

A última vez que o indicador foi ainda pior foi em outubro de 2008, durante a crise financeira e económica, quando caiu para 20,1 pontos negativos.

Além da incerteza geral, é sobretudo a subida acentuada dos preços que está a amortecer os consumidores, diz a consultora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores na Alemanha cai acentuadamente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião