Intervenção de Portugal e Espanha no preço do gás pode custar 6.200 milhões

Assumindo um preço do gás de 100 euros por MWh no mercado, isso significará um alívio de cerca de 26 euros por cada MWh consumido pelos consumidores ibéricos, escreve o El Economista.

O mecanismo que vai permitir limitar o preço do gás natural no mercado ibérico, desenhado por Portugal e Espanha junto da Comissão Europeia, pode ter um custo de 6.200 milhões de euros, estima o jornal espanhol El Economista.

Portugal e Espanha chegaram a acordo com a Comissão Europeia para impor um limite nos preços do gás natural, de forma a forçar a descida dos preços da eletricidade. O objetivo é limitar a uma média de 50 euros/MWh o preço do gás, compensando os produtores pela diferença face ao preço de mercado. Ora, segundo o El Economista, a medida pode custar cerca de 6.200 milhões de euros, assumindo um preço do gás no mercado em torno dos 100 euros/MWh.

O acordo alcançado esta semana tem sido visto por alguns analistas como tendo um impacto limitado para as empresas de eletricidade. Neste contexto, o mesmo jornal cita o banco JPMorgan, que considera que impor “um limite no preço não deverá ter um impacto significativo nos resultados das elétricas espanholas ou da EDP”.

Em contrapartida, a JB Capital Markets acredita que as elétricas tentarão “repassar o custo extra” para os seus clientes. “Acreditamos que o cenário mais provável é que os consumidores acabem por arcar com esse subsídio”, refere, citada pelo El Economista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intervenção de Portugal e Espanha no preço do gás pode custar 6.200 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião