5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 2 Maio 2022

No primeiro dia de redução do ISP, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 inicia as audições na especialidade com o Tribunal de Contas. INE dá a conhecer dados do emprego.

Esta segunda-feira é o “pontapé de saída” da baixa do ISP, a nova medida do Executivo para combater a escalada dos preços dos combustíveis. Neste dia, há dados do INE relativos ao emprego no mês de março, enquanto o BdP dá a conhecer a evolução da dívida pública. A proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) inicia as audições na especialidade.

Baixa no ISP substitui Autovoucher

A partir desta segunda-feira, o apoio de 20 euros e mexidas semanais no ISP, que compensaram as famílias da subida do preço dos combustíveis, dá lugar à redução temporária do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente a uma diminuição da taxa de IVA de 23% para 13%. Para esta medida, o Governo avançou com a suspensão do limite mínimo do ISP, estando prevista a sua aplicação por dois meses.

INE revela estimativa mensal do emprego

Pelas 11 horas, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estimativas mensais de emprego e desemprego referentes a março deste ano. Em fevereiro, o desemprego estabilizou em 5,8%, o valor mais baixo registado em fevereiro desde 2002, enquanto a população empregada recuou para 4.868.300 pessoas.

Quantos carros foram vendidos em abril?

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) publica esta segunda-feira as estatísticas do mercado automóvel de abril. Em março, as matrículas de veículos automóveis em Portugal ascenderam a 16.213 unidades, ou seja, mais 0,7% que no mesmo mês de 2021. Quando comparado com março de 2019, verificou-se uma queda de 43,2%.

Audição com Tribunal de Contas inicia debate do OE2022 na especialidade

Depois do debate na generalidade na passada quinta e sexta-feira, que culminou na sua aprovação, a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) inicia esta segunda-feira a apreciação em comissão na especialidade, com a audição com o Tribunal de Contas. A discussão do documento na especialidade em plenário arranca no dia 23 de maio, com a votação final global agendada para 27 de maio.

Como evolui a dívida pública?

Ainda esta segunda-feira, o Banco de Portugal (BdP) divulga os dados relativos à dívida das Administrações Públicas em março. Em fevereiro, a dívida pública na ótica de Maastricht, a que interessa a Bruxelas, subiu 2,8 mil milhões de euros, fixando-se nos 274,8 mil milhões, naquele que é o valor mais elevado desde junho do ano passado. Também neste dia, a instituição liderada por Mário Centeno publica as estatísticas trimestrais da dívida das Administrações Públicas em percentagem do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião