Deutsche Bank tomba 6% com aumento de capital
A forte queda das ações acontece após a confirmação no fim de semana de que o do banco germânico vai avançar com um aumento de capital de oito mil milhões de euros.
As ações do Deutsche Bank estão em forte queda na bolsa de Frankfurt, depois de o banco ter aprovado no final deste domingo um aumento de capital que lhe permita fazer face à difícil situação em que se encontra.
Ações do Deutsche Bank em queda
No final deste fim de semana, o Deustche Bank decidiu avançar com um aumento de capital em torno de oito mil milhões de euros e alienar também partes do seu negócio de gestão de ativos. Em resultado dessa decisão, os títulos do banco germânico derrapam 6,19%, para os 17,955 euros, depois de já terem estado a desvalorizar 6,9%. As ações do Deutsche Bank apresentam assim o pior registo desde o final de setembro do ano passado, e são também as maiores perdedoras do Europe Stoxx 600, num dia em que o índice europeu também segue no vermelho.
Apesar da quebra registada nesta segunda-feira, as ações do banco liderado por John Cryan, conseguem apresentar um balanço positivo no acumulado do ano, que dá ainda seguimento a um dos melhores desempenhos do setor financeiro europeu registados na segunda metade do ano passado.
O maior banco alemão pretende vender cerca de 687,7 milhões de novas ações, um plano que caso seja aprovado pelo regulador do mercado germânico, arrancará a 21 de março e terminará a 6 de abril. As novas ações serão vendidas com um desconto de cerca de 29% face aos 19,25 euros do valor de fecho da passada sexta-feira. A cotação das ações do Deutsche Bank estão assim a ajustar face ao efeito diluidor desta operação, bem como relativamente ao preço que está a ser oferecido no aumento de capital. Além deste aumento de capital, o banco germânico pretende também angariar quase dois mil milhões de euros com a venda de ativos a decorrer ao longo dos próximos dois anos.
“A diluição pelos acionistas é enorme“, afirmou Michael Huenseler, investidor da Assenagon Asset Management, citado pela Bloomberg, que detém uma posição no Deutsche Bank. “Mas ao mesmo tempo, este pacote deverá terminar o que tem penalizado o Deutsche Bank há muito tempo: a discussão acerca da situação em termos de capital. Agora o banco tem de provar que consegue ser rentável, acrescentou o mesmo responsável. De salientar que nos últimos dois anos, o banco germânico reportou mais de oito mil milhões de euros de prejuízos líquidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Deutsche Bank tomba 6% com aumento de capital
{{ noCommentsLabel }}