Bosch investe no hidrogénio após subir vendas em 10% em 2021

  • Lusa
  • 4 Maio 2022

O grupo alemão, que no ano passado faturou 78,7 mil milhões de euros, vai entrar no mercado de hidrogénio por eletrólise, prevendo investir quase 500 milhões de euros nesta nova área até 2030.

O grupo alemão Bosch anunciou esta quarta-feira que vai entrar no negócio de componentes para a produção de hidrogénio por eletrólise, um mercado avaliado em 14 mil milhões de euros.

Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2021, a multinacional que também está presente em Portugal anunciou ainda que irá investir “perto de 500 milhões de euros” nesta nova área até ao final da década, metade durante o lançamento no mercado, estimada em 2025.

No ano passado, as vendas do grupo Bosch subiram 10,1%, em termos homólogos, para 78,7 mil milhões de euros. “Um crescimento significativo em vendas e resultados, apesar de um ambiente difícil”, divulgou a empresa.

Em igual período, o resultado operacional (EBIT) “aumentou mais de metade para atingir 3,2 mil milhões de euros”, sendo que a sua margem melhorou 4%, comparada com 2,8% um ano antes.

“O resultado bem-sucedido de 2021 reforça a nossa confiança à medida que enfrentamos o ambiente desafiador deste ano”, afirmou Stefan Hartung, presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH, na apresentação dos resultados anuais.

O resultado bem-sucedido de 2021 reforça a nossa confiança à medida que enfrentamos o ambiente desafiador deste ano.

Stefan Hartung

Presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH

O grupo Bosch aumentou de vendas em todas as regiões. Na Europa, “as vendas totalizaram 41,3 mil milhões de euros, um aumento de 8,9%” face ao ano anterior, sendo que ajustado aos efeitos da taxa de câmbio, a subida é de 10%.

Na América do Norte, as vendas cresceram 6,5% (9,3% depois de ajustado os efeitos da taxa cambial) para 11,4 mil milhões de euros, e as vendas na América do Sul totalizaram 1,4 mil milhões de euros, mais 32% em termos homólogos (45,1% depois de ajustado os efeitos cambiais).

Na região Ásia Pacífico, que inclui outras regiões, as vendas atingiram 24,5 mil milhões de euros, mais 13,1% em termos homólogos (11,7% após ajustamentos).

No final do ano passado, o grupo Bosch empregava 402.614 pessoas em todo mundo, mais 7.580 face a 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bosch investe no hidrogénio após subir vendas em 10% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião