Dívida pública sobe, mas almofada de liquidez também
Dívida pública engorda, mas almofada de liquidez também. Tesouro já gere 243,3 mil milhões de euros de dívida.
Mais dívida pública, mas maior almofada de liquidez. A dívida pública voltou a subir em agosto, atingindo os 243,3 mil milhões de euros, revelou esta segunda-feira o Banco de Portugal. O valor, medido na ótica de Maastricht — que considera a dívida bruta — representa um aumento de 2,5 mil milhões de euros quando comparado com julho. Contudo, o valor dos depósitos do Tesouro também subiu, engordando assim a almofada de liquidez do país.
Conforme explica o banco central, liderado por Carlos Costa, os ativos em depósitos aumentaram 3,2 mil milhões de euros. Feitas as contas, a dívida pública líquida destes ativos diminuiu 700 milhões e euros, fixando-se em 223,6 mil milhões de euros.
O Banco de Portugal recorda que ao longo do mês de agosto foram emitidos Bilhetes do Tesouro, no valor de 1,6 mil milhões de euros, e realizou-se a segunda emissão de Obrigações do Tesouro, no valor de 1,2 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública sobe, mas almofada de liquidez também
{{ noCommentsLabel }}