Direto UE vai aliviar sanções aplicadas ao transporte de petróleo russo. Acompanhe aqui
Rússia assinala esta segunda-feira o Dia da Vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazi. Prevê-se uma parada militar na Praça Vermelha, mas as atenções centram-se no discurso de Vladimir Putin.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discursou esta segunda-feira por ocasião do Dia da Vitória, que assinala a derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. As tropas russas na Ucrânia “estão a lutar até ao fim, pela pátria, pelo nosso futuro”, disse. Este ano, o Kremlin preparou uma parada militar com 11 mil soldados, exibindo tanques, sistemas de defesa aérea, armamento nuclear e outros equipamentos.
Esta segunda-feira, a Bloomberg avança que a União Europeia (UE) deverá aliviar o pacote de sanções aplicadas ao petróleo russo, embora pretenda manter uma cláusula importante sobre o transporte marítimo que prejudicaria a capacidade de Moscovo exportar o seu ouro negro mundialmente.
Já o jornal europeu Politico noticia que a Comissão Europeia está a planear emitir uma nova dívida da UE para cobrir as necessidades de financiamento da Ucrânia para o curto prazo. Este plano deverá ser apresentado a 18 de maio e prevê 15 mil milhões de euros para apoiar a economia ucraniana durante os próximos três meses.
Do outro lado do Atlântico, o Presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma lei que visa facilitar o envio de armas para a Ucrânia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE vai aliviar sanções aplicadas ao transporte de petróleo russo. Acompanhe aqui
{{ noCommentsLabel }}