Nas notícias lá fora: Stablecoins, Tesla e Meta

TerraUSD cai até aos 60 cêntimos de dólar após Fed subir taxas de juro. Meta estreia nova loja em Silicon Valley, e Espanha aumenta a compra de gás natural à Rússia, apesar da invasão da Ucrânia.

Os jornais dão destaque esta terça-feira à Tesla, que interrompeu a produção na sua fábrica em Xangai, mas também ao referendo na Suíça que irá decidir se as plataformas de streaming terão de investir no cinema local cedendo 4% das receitas no país.

Bloomberg

Nem as stablecoins escapam ao sell-off nos mercados

Os últimos dias têm deixado os investidores numa pilha de nervos. Entre ações, obrigações e criptomoedas, tudo parece afundar, depois da decisão da Fed de subir as taxas de juro na passada quarta-feira. Mas o sentimento negativo também está a testar a solidez das stablecoins, cujo valor está, habitualmente, indexado ao dólar. A TerraUSD, por exemplo, desceu até aos 60 cêntimos de dólar na segunda-feira, levantando dúvidas sobre as garantias usadas para suportar o valor deste tipo de criptoativo.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado).

The Guardian

Tesla interrompe produção em Xangai por falta de componentes

A Tesla interrompeu a produção na sua fábrica de Xangai devido a dificuldades no abastecimento de componentes, sendo que a unidade projeta fabricar menos de 200 elétricos nesta terça-feira, abaixo dos habituais 1.200. A fábrica em causa também esteve encerrada anteriormente por 22 dias, tendo voltado ao ativo em 19 de abril, sendo que Xangai se encontra na sexta semana de confinamento por causa da subida no número de infeções por Covid-19. O confinamento tem causado constrangimentos na movimentação de pessoas e materiais, dificultando o objetivo da Tesla em aumentar a produção diária para 2.600 elétricos naquela unidade.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Reuters

Suíça vota obrigar plataformas de streaming a investir no cinema local

A Suíça vai lançar um referendo este domingo para decidir se as plataformas de streaming terão de investir 4% das receitas no país na produção de filmes locais, à semelhança das televisões. A “Lex Netflix” poderá ainda determinar que 30% dos conteúdos das plataformas de streaming consistam em filmes ou séries produzidas na Europa. Além desta medida, a Suíça decide também no domingo se irá investir na agência de segurança fronteiriça da Europa, Frontex.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

Reuters

Dona do Facebook revela a sua primeira loja física

A Meta, dona do Facebook, revelou a sua primeira loja física em Silicon Valley, na Califórnia, onde irá vender hardware, como os smart glasses que desenvolveu com a marca Ray Ban, os dispositivos Portal e auscultadores para os Oculus, uns óculos de realidade virtual. A loja irá contar ainda com uma tela onde serão exibidos jogos de realidade virtual, bem como salas para testes. A medida faz parte da mais recente aposta da tecnológica no “metaverso”, um termo utilizado para descrever mundos virtuais paralelos.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El Economista

Espanha aumenta compra de gás à Rússia

A Espanha aumentou a importação de gás natural à Rússia apesar da invasão da Ucrânia. Segundo dados mensais fornecidos pela Enagás, a evolução de gás russo recebido pelo país vizinho passou de 5% em fevereiro para 8% em abril, com a Rússia a continuar a ser o quarto maior fornecedor de gás. Em primeiro lugar estão os EUA (com uma quota de 30,7%), depois a Argélia (23,4%) e a Nigéria (16,9%).

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Stablecoins, Tesla e Meta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião