5 coisas que vão marcar o dia

Os parceiros sociais vão discutir com o Governo a agenda do trabalho digno, enquanto o ministro do Ambiente e Ação Climática vai ser ouvido sobre o Orçamento do Estado.

Os parceiros sociais vão discutir com o Governo a agenda do trabalho digno, na reunião da Concertação Social. Pelo Parlamento, o ministro do Ambiente e Ação Climática vai dar explicações aos deputados sobre o Orçamento do Estado, nas áreas que tutela. Neste dia serão também conhecidos vários dados económicos, nomeadamente sobre a inflação, emprego e ainda a evolução orçamental das Administrações Públicas em 2021.

Governo leva agenda do trabalho digno à Concertação Social

Realiza-se esta quarta-feira uma reunião da Comissão Permanente da Concertação Social, onde o Governo vai analisar com as confederações patronais e as centrais sindicais a iniciativa legislativa chamada de “Agenda para o Trabalho Digno”. Além disso, será também discutido o acordo de rendimentos, que o primeiro-ministro já atirou para o outono, bem como uma calendarização das negociações.

INE divulga inflação de abril

O Instituto Nacional de Estatística vai publicar os dados do Índice de Preços no Consumidor para o mês de abril, em conjunto com o Banco de Portugal, que divulga também o Índice harmonizado de preços no consumidor mensal. Em março, a inflação em Portugal acelerou para 5,3%, a taxa mais elevada desde junho de 1994.

CFP publica evolução orçamental das Administrações Públicas

O Conselho de Finanças Públicas (CFP) vai divulgar o relatório sobre a Evolução Orçamental das Administrações Públicas em 2021. No ano anterior, em 2020, as Administrações Públicas regressaram a uma situação de défice orçamental (5,7% do PIB), após terem alcançado pela primeira vez um excedente anual em 2019.

Como evoluiu o emprego?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quarta-feira as Estatísticas do Emprego referentes ao primeiro trimestre deste ano. Além disso, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai também publicar a taxa de desemprego média dos vários países que a compõem, permitindo fazer uma comparação no panorama internacional.

Duarte Cordeiro ouvido no Parlamento sobre o OE

As idas do Governo ao Parlamento para explicar o Orçamento do Estado para 2022 continuar, chegando esta quarta-feira a vez do ministro do Ambiente e Ação Climática. Duarte Cordeiro, o novo detentor da pasta, vai responder às perguntas dos deputados numa audição conjunta das comissões de Ambiente e Energia; Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação e Orçamento e Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião