De Costa a Centeno, os 33 que Berardo quer a testemunhar contra os bancos

Joe Berardo quer que tribunal inquira 33 testemunhas no seu processo de 900 milhões de euros contra a banca, incluindo o primeiro-ministro e o governador do Banco de Portugal.

São 33 as testemunhas que Joe Berardo pretende que sejam ouvidas no tribunal no âmbito do processo que acabou de colocar contra a Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novobanco e BES, em que reclama uma indemnização de 900 milhões de euros, de acordo com a ação a que o ECO teve acesso.

A lista inclui o primeiro-ministro, António Costa, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e os que lhe precederam no cargo Carlos Costa e Vítor Constâncio, além dos antigos responsáveis dos bancos visados, como Faria de Oliveira (ex-presidente da Caixa), Carlos Santos Ferreira (ex-presidente do BCP) e Armando Vara (ex-administrador da Caixa e BCP).

Joe Berardo também quer que outros grandes devedores testemunhem contra os bancos, nomeadamente Bernardo Moniz da Maia (Sogema) e José Fino (Investifino).

Apenas dez testemunhas podiam ser arroladas, mas “dada a natureza e extensão da matéria de facto” do processo, Berardo pede ao Tribunal da Comarca de Lisboa, onde deu entrada a ação, para admitir a inquirição de testemunhas para além do limite.

Além das testemunhas para inquirição, Joe Berardo pretende juntar ao processo vários documentos, como o secreto “Relatório Costa Pinto”, que fez uma avaliação crítica a atuação do Banco de Portugal no processo que levou à resolução do BES, em 2014, a denúncia feita por Pedro Queirós Pereira ao Banco de Portugal sobre o BES, os documentos relativos aos contratos de financiamento junto da Caixa e BCP, além de muita documentação que chegou ao Parlamento por via da comissão de inquérito à Caixa, incluindo os documentos que foram usados pelas deputadas Mariana Mortágua e Cecília Meireles.

Neste processo, que surge depois de uma bateria de ações que os bancos colocaram nos últimos anos contra o empresário madeirense por causa de dívidas de cerca de mil milhões de euros, a Fundação José Berardo e Joe Berardo reclamam 900 milhões de euros, dos quais 800 milhões se destinam a compensar a fundação por se ter visto “despojada” do seu património para cobrir as dívidas contraídas junto dos bancos, enquanto outros 100 milhões visam para ressarcir o comendador por danos morais, de acordo com o Diário de Notícias.

Eis a lista completa de testemunhas arroladas:

Bernardo Pinto de Almeida
Carlos Santos Ferreira
Alípio Dias
André Luiz Gomes
Graça Fonseca
Fernando Faria de Oliveira
Jorge Tomé
Bernardo Espírito Santo
Sofia Chaves Catarino
Pedro Bernardes
Vítor Constâncio
Pedro Duarte Neves
Duarte Pitta Ferraz
Paulo Teixeira Pinto
Pedro Teixeira Duarte
José Fino
João Costa Pinto
Ângela Ferreira
Vasco Fraga
Bernardo Moniz da Maia
Rafael Mora
Francisco Marques Pereira
Diogo Vaz Guedes
Armando Vara
Norberto Rosa
Luis Champalimaud
Filipe Pinhal
Cecília Meireles
Carlos Costa
Pedro Siza Vieira
Mário Centeno
Luís Patrão
António Costa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Costa a Centeno, os 33 que Berardo quer a testemunhar contra os bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião