Governo espanhol aprova licença menstrual paga de três dias

  • ECO
  • 17 Maio 2022

Governo espanhol quer avançar com licença menstrual e mudanças à lei do aborto. Medidas terão de passar pelo Parlamento.

O Conselho de Ministros espanhol aprovou esta terça-feira a proposta de reforma da lei do aborto, que inclui medidas como uma baixa por doença incapacitante devido a dores menstruais (de três a cinco dias), licença pré-natal remunerada a partir da 39ª semana e educação sexual obrigatória.

A chamada de licença menstrual, que é destinada às mulheres que sofram de dores graves e incapacitantes devido à menstruação, será assumida na totalidade pela Segurança Social desde o início, segundo adianta o El País (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A nova lei do aborto vem também possibilitar interrupções da gravidez a partir dos 16 anos sem ser necessária a autorização dos pais. O projeto de lei ainda terá de passar no Parlamento, pelo que falta algum tempo até ser aprovado e entrar em vigor.

De fora deste pacote legislativo, cuja discussão entre ministérios demorou vários dias, ficaram medidas como a redução do IVA nos produtos de higiene, como por exemplo pensos higiénicos e tampões, que tinha sido prometida pelo Governo espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espanhol aprova licença menstrual paga de três dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião