Rei Juan Carlos regressa a Espanha

  • ECO
  • 18 Maio 2022

Entre 19 e 23 de maio, o rei emérito regressa a Espanha. É a primeira visita em quase dois anos de exílio em Abu Dhabi, onde fixou residencia permanente.

O rei emérito Juan Carlos de Espanha regressa esta quinta-feira a Espanha e deve encontrar-se, em Madrid, com o filho Felipe VI e a rainha Sofia no início da próxima semana, de acordo com um comunicado da Casa Real espanhola. É a primeira visita ao país em quase dois anos de exílio em Abu Dhabi, onde reside de forma permanente e regressará no dia 23 de maio.

“Juan Carlos tem previsto permanecer durante essas datas na localidade galega de Sanxenxo, e na segunda 23 viajar a Madrid”, refere o comunicado, antes de indicar que o rei emérito, de 84 anos, irá “deslocar-se com frequência a Espanha para visitar a família e amigos e organizar a sua vida pessoal”.

Durante a estadia em Pontevedra, Juan Carlos vai assistir (ou até competir) ao campeonato de regatas de Espanha, onde participa o veleiro Bribón, com que ganhou o campeonato do mundo na Finlândia em 2019.

O governo espanhol tem colocado entraves a este regresso, em particular a pernoita de Juan Carlos no palácio real da Zarzuela, sede do Chefe de Estado, ainda que o monarca tenha sido ilibado de qualquer responsabilidade penal num caso de corrupção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rei Juan Carlos regressa a Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião