Barreiro vai monitorizar mobilidade urbana através da rede 5G
Solução implementada pela operadora Nos permitirá uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real. Recolha de resíduos também já usa o 5G.
O trânsito e a circulação de peões numa das áreas mais movimentadas do Barreiro vai ser monitorizada com recurso a analítica de vídeo sobre 5G. A tecnologia, implementada pela Nos, permite fazer uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, através da análise do tráfego em tempo real, afirma a empresa em comunicado.
A solução será, numa primeira fase, instalada na ligação da Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte. O sistema permite a contagem de veículos pela sua tipologia, a contagem de peões e a monitorização dos fluxos pedonal e rodoviário. É possível ainda gerar um conjunto de alarmes, com base na deteção de situações irregulares, esclarece a Nos.
“Os sensores de imagem dispõem de capacidades de processamento local, pelo que não existe qualquer gravação de imagens ou áudio e o tratamento é feito de modo completamente anonimizado”, garante a operadora. No futuro, pode ser possível detetar incêndios e cheias, contabilizar carros estacionados em parques ou lugares de estacionamento, contentores do lixo abertos ou acumulação de lixo junto a contentores.
Também os resíduos urbanos do Barreiro passaram a ser geridos através de uma solução inteligente assente na nova rede móvel, que torna possível a recolha e monitorização de dados relevantes ao processo e a instrumentalização de parte da frota de viaturas para recolha de biorresíduos da autarquia, acrescenta a Nos.
“Este é um passo gigantesco na transformação da digitalização, da informação, mas acima de tudo da transformação da vida das pessoas”, afirmou o presidente da Câmara, Frederico Rosa, na apresentação do Barreiro como Cidade 5G, que decorreu na tarde de quarta-feira.
“O 5G da NOS é hoje uma realidade com que as autarquias portuguesas podem contar para acelerar decisivamente o seu processo de transição digital e responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros, dos seus cidadãos”, assinalou Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barreiro vai monitorizar mobilidade urbana através da rede 5G
{{ noCommentsLabel }}