Ex-executivos da Tesla constroem fábrica de baterias
Peter Carlsson e Paolo Cerruti vão investir quatro mil milhões de dólares para construir uma fábrica de baterias na Escandinávia. O alvo a abater não é a Tesla.
Dois antigos administradores da fabricante de automóveis elétricos Tesla querem instalar uma fábrica de baterias de iões de lítio no norte da Europa. A sua nova empresa, a Northvolt, prevê ter uma das maiores fábricas do mundo com um investimento de quatro mil milhões de dólares.
Peter Carlsson e Paolo Cerruti ocuparam lugares de administração na Tesla até há pouco tempo e querem lutar contra o monopólio asiático que se está a formar nesta área de negócio. “Se ninguém fizer nada, a Europa vai ficar totalmente dependente da oferta asiática. A Europa tem oportunidade de agir pela sua independência energética. É agora ou nunca”, afirmou Carlsson em declarações ao Financial Times (acesso condicionado).
O objetivo, bem explícito no site que mostra uma contagem decrescente para primeira bateria produzida, é começar a produção em 2020 e contabilizar 32 gigawatts hora de produção anual em 2023. No relógio contam-se 1.303 dias.
A escolha da localização da fábrica não é ao acaso, sendo que a Escandinávia é rica em minerais necessários à produção das baterias e conta com várias fontes de energia limpa. Portugal alberga importantes explorações mineiras de lítio, um elemento essencial na produção das baterias dos carros elétricos. Esse tem sido o argumento para tentar atrair a fábrica da Tesla na Europa.
Ao contrário do que se possa pensar, a Northvolt não se quer assumir como uma concorrente da Tesla, visto que esta produz apenas para os seus carros. Ainda assim, Carlsson e Cerruti querem reduzir em metade o custo do quilowatt hora.
No site da empresa, ainda com o nome antigo de SGF Energie, podem ver-se vários anúncios de vagas, nomeadamente para as posições de chefe de departamento técnico e gestor de comunicação e relações públicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-executivos da Tesla constroem fábrica de baterias
{{ noCommentsLabel }}