Vendas de carros elétricos duplicaram no ano passado para 6,6 milhões

  • Lusa
  • 23 Maio 2022

Foram vendidas 6,6 milhões de novas matrículas de veículos elétricos no mundo no ano passado, uma tendência que se mantém forte apesar dos problemas de abastecimento. China foi o principal mercado.

O ritmo de novas matrículas de veículos elétricos no mundo acelerou no ano passado, com 6,6 milhões de unidades vendidas, o dobro de 2020, quando já se tinha registado um aumento de 41%.

A Agência Internacional de Energia (AIE) destaca esta segunda-feira, no seu relatório anual sobre veículos elétricos, que, apesar dos problemas de abastecimento, a tendência de registo continua forte este ano, com dois milhões de vendas no primeiro trimestre.

No final do ano passado existiam cerca de 16,5 milhões de veículos elétricos em todo o mundo, um número que triplicou desde 2018.

A China voltou a ser o principal mercado para este tipo de veículo no ano passado, com 3,3 milhões de vendas, praticamente três vezes mais do que em 2020.

A Europa foi desta vez relegada para a segunda posição, isto apesar de o crescimento a nível europeu ter sido de 65%, para 2,3 milhões de unidades. Os Estados Unidos mais do que duplicaram os seus números para 630.000.

Uma das razões para a expansão do veículo elétrico na China tem que ver com os custos, já que a diferença de preço em relação aos veículos convencionais com motor de combustão interna foi reduzida para 10%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de carros elétricos duplicaram no ano passado para 6,6 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião