Direto Draghi alerta para crise alimentar de “dimensões gigantescas”

  • ECO e Lusa
  • 26 Maio 2022

O banco central russo desceu a taxa de juro de 14% para 11%, numa reunião extraordinária anunciada na véspera. Putin só abre corredores marítimos para cereais ucranianos se Ocidente levantar sanções.

Mario Draghi, primeiro-ministro italiano, telefonou esta quinta-feira ao presidente russo para tentar desbloquear as exportações de cereais ucranianos e evitar a “crise alimentar” que se aproxima, que terá “dimensões gigantescas e terríveis consequências humanitárias”. Em resposta, o Kremlin enviou um comunicado a abrir a porta a uma “contribuição significativa”, através de exportações de cereais e fertilizantes, se o Ocidente levantar as sanções à Rússia.

O banco central da Rússia desceu a taxa de juro de referência de 14% para 11% esta quinta-feira, numa reunião extraordinária que só foi anunciada ontem. A redução é bastante mais significativa do que previam os analistas sondados pela Bloomberg e visa travar a escalada do rublo, que ameaça a receita orçamental, refere a agência.

Acompanhe aqui as principais notícias do 92º dia da Guerra na Ucrânia:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi alerta para crise alimentar de “dimensões gigantescas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião