Direto Draghi alerta para crise alimentar de “dimensões gigantescas”
O banco central russo desceu a taxa de juro de 14% para 11%, numa reunião extraordinária anunciada na véspera. Putin só abre corredores marítimos para cereais ucranianos se Ocidente levantar sanções.
Mario Draghi, primeiro-ministro italiano, telefonou esta quinta-feira ao presidente russo para tentar desbloquear as exportações de cereais ucranianos e evitar a “crise alimentar” que se aproxima, que terá “dimensões gigantescas e terríveis consequências humanitárias”. Em resposta, o Kremlin enviou um comunicado a abrir a porta a uma “contribuição significativa”, através de exportações de cereais e fertilizantes, se o Ocidente levantar as sanções à Rússia.
O banco central da Rússia desceu a taxa de juro de referência de 14% para 11% esta quinta-feira, numa reunião extraordinária que só foi anunciada ontem. A redução é bastante mais significativa do que previam os analistas sondados pela Bloomberg e visa travar a escalada do rublo, que ameaça a receita orçamental, refere a agência.
Acompanhe aqui as principais notícias do 92º dia da Guerra na Ucrânia:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi alerta para crise alimentar de “dimensões gigantescas”
{{ noCommentsLabel }}