Lisboa contraria perdas nas bolsas europeias com ajuda da Galp Energia

O dia arranca negativo nas bolsas europeias, mas a praça lisboeta acaba por conseguir registar ganhos. Galp Energia impulsiona, num momento em que os preços de petróleo estão em alta.

A bolsa nacional arranca o dia no verde, contrariando a tendência negativa que se verifica entre as principais congéneres europeias no início desta sessão. A Galp Energia dá gás à praça lisboeta, numa altura em que os preços do petróleo aceleram após os líderes europeus terem chegado a acordo para uma redução das importações à Rússia.

Pela Europa, o sentimento é pessimista perante dados da inflação na Alemanha e a subida dos preços da energia. O índice pan-europeu Stoxx 600 arrancou a sessão a cair 0,2%, a par com o espanhol Ibex, enquanto o alemão Dax recua 0,43%. Já o francês Cac 40 cede 0,34% e o britânico FTSE recua 0,5%.

O índice de referência nacional, o PSI, destaca-se assim pela positiva ao subir 0,25% para os 6.310,61 pontos. Ainda assim, as 15 cotadas estão equilibradas entre os ganhos e as perdas: seis seguem a desvalorizar e sete sobem, com as restantes inalteradas.

Em Lisboa, a Galp Energia lidera os ganhos. As ações da petrolífera portuguesa sobem 2,28% para os 12,56 euros, isto num momento em que os preços do petróleo aceleram. O brent, referência europeia, está a cotar nos 123 dólares, enquanto o WTI ronda os 118 dólares.

Em terreno positivo destaca-se ainda a Mota-Engil, que sobe 1,74% para os 1,40 euros, a Nos, que soma 0,70% para os 4,00 euros, e a EDP, que ganha 0,25% para os 4,72 euros.

No extremo oposto, abaixo da linha de água, está a EDP Renováveis, que perde 0,96% para os 22,72 euros, pesando no índice de referência. Nota também para a Greenvolt, que perde 0,67% para os 7,42 dólares, e para a Navigator, que cai 0,77% para os 4,14 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria perdas nas bolsas europeias com ajuda da Galp Energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião