Inflação dispara para 8% em maio, o valor mais alto desde 1993

A energia destaca-se entre os aumentos de preços. A taxa de variação do índice relativo aos produtos energéticos é de 27,2%, um máximo de fevereiro de 1985.

A inflação em Portugal acelerou para 8% em maio, de acordo com a estimativa rápida publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, número que compara com a taxa de 7,2% registada em abril. É o valor mais elevado registado desde fevereiro de 1993.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (ICP) “terá aumentado para 8% em maio (7,2% em abril)”, segundo indica o INE, tendo em conta a informação disponível. Se compararmos com o mês anterior, a variação do IPC foi de 1%, um abrandamento face aos 2,2% verificados em abril.

Já o indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma variação de 5,6%, segundo as estimativas do INE, naquele que é o número mais elevado desde outubro de 1994.

A energia continua a ser a componente mais elevada, mas os produtos alimentares já acompanham a tendência. “Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 27,2% (26,7% no mês precedente), valor mais alto desde fevereiro de 1985, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 11,7% (9,4% em abril)”, diz o INE.

O gabinete de estatísticas dá ainda conta do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que terá registado uma variação homóloga de 8,1%, número que compara com 7,4% observados no mês anterior.

(Notícia atualizada às 10h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação dispara para 8% em maio, o valor mais alto desde 1993

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião