Direto Abramovich leva Conselho da UE a tribunal por sanções

  • ECO
  • 31 Maio 2022

O empresário russo, com nacionalidade portuguesa, foi forçado a vender o clube de futebol britânico Chelsea, depois de também ter sido sancionado pelo Reino Unido.

Roman Abramovich interpôs esta terça-feira um processo judicial no tribunal da União Europeia (UE) contra o Conselho da UE, que aplicou sanções ao empresário russo, como parte das medidas retaliatórias contra Moscovo.

Em março, a UE incluiu o oligarca russo, considerado próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, na sua lista de indivíduos sancionados com bens congelados e proibições de viagem, pelo seu papel na invasão russa da Ucrânia.

Também esta terça-feira, os chefes de Governo e de Estado da UE, reunidos em Conselho Europeu, além de terem chegado a acordo para reduzir as importações de petróleo da Rússia, mostraram-se disponíveis para conceder nove mil milhões de euros para responder às necessidades de financiamento da Ucrânia.

“O Conselho Europeu está pronto para conceder nove mil milhões de euros à Ucrânia”, divulgou o presidente da instituição, Charles Michel, numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter.

No terreno, Moscovo reclama já dominar um terço de Sievierodonetsk e Kiev anunciou ter recuperado o controlo de uma aldeia perto de Kherson.

Nos mercados, o brent já supera os 120 dólares, o ouro corrige ligeiramente e o cobre valoriza 0,11%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abramovich leva Conselho da UE a tribunal por sanções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião