Muitas empresas europeias já sentem juros mais altos, revela inquérito do BCE

Inquérito do Banco Central Europeu revela uma maior percentagem de empresas europeias que já sente que está a pagar juros mais elevados nos bancos desde 2012, período da crise das dívidas soberanas.

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) ainda não subiu os juros diretores, apesar de ter sinalizado que tal deverá acontecer em julho. Porém, a dívida pública dos Estados-membros da Zona Euro já tem implícita uma taxa de juro mais elevada e, sabe-se agora, as empresas europeias também já enfrentam custos de financiamentos mais elevados por causa da aceleração da taxa de inflação e a esperada normalização da política monetária.

Uma muito elevada percentagem de empresas relataram aumentos nas taxas de juro dos bancos, com desenvolvimentos semelhantes nos vários países e em empresas de diferentes dimensões (subiu de 5% para 34%)“, revela o Banco Central Europeu (BCE) nos resultados do inquérito às empresas divulgados esta quarta-feira.

Segundo o banco central, não há nenhuma percentagem comparável a esta desde 2012, ano marcado pela herança da crise financeira e o início da crise das dívidas soberanas da Zona Euro. “A muito elevada percentagem está consistente com o recente aumento das margens aplicadas aos empréstimos bancários, o que também foi sinalizado pelos bancos no inquérito sobre o financiamento bancário de abril“, acrescenta o BCE.

Um indicador abrangente de como as empresas sentem as condições financeiras mostra uma deterioração nas empresas de todos os tamanhos“, notam os analistas do BCE, referindo que cerca de 20% das empresas, tanto PME como grandes empresas, relataram essa deterioração. Esta é a maior percentagem desde 2014.

Tendo em conta este ambiente, as empresas da Zona Euro esperam no futuro um menor acesso ao financiamento externo, especialmente no financiamento bancário.

No seu conjunto, os resultados deste inquérito do BCE às empresas sugerem que a recuperação da atividade económica mantém-se, após o impacto da pandemia. “Contudo, a rentabilidade das empresas reduziu-se com a subida dos custos” operacionais, assinala. Apesar da incerteza relacionada com a guerra, as empresas continuam a esperar uma retoma sustentadas, ainda que inferior à do inquérito anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Muitas empresas europeias já sentem juros mais altos, revela inquérito do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião