Taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação em máximos de julho de 2020

A taxa de juro média do novo crédito para a compra de casa atingiu 1,06% em abril, o valor mais elevado desde julho de 2020. 

O montante dos novos empréstimos concedidos a particulares caiu em abril, mas a taxa de juro média do novo crédito para a casa continuou a subir, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira. A taxa atingiu 1,06% no quarto mês do ano, o valor mais elevado desde julho de 2020.

A taxa registada em abril, de 1,06%, compara com os 1,03% registados em março, mês em que esta média deu um salto. Os juros médios têm vindo a subir desde janeiro. Já no crédito ao consumo, a taxa de juro média diminuiu para 7,79%, indica o BdP.

Fonte: Banco de Portugal.BdP

Já o montante de novos empréstimos concedidos caiu, tendo-se fixado nos 1.910 milhões de euros. A tendência foi verificada em todas as finalidades: “O crédito para habitação totalizou 1.320 milhões de euros; o crédito para consumo diminuiu para 416 milhões de euros, e o crédito para outros fins decresceu para 175 milhões de euros (os valores registados em março foram, respetivamente, 1.691, 513 e 260 milhões de euros)”, diz o BdP.

Quanto aos novos depósitos de particulares, o valor também diminuiu, para 3.554 milhões de euros (4.092 milhões de euros em março). “A taxa de juro média manteve-se no mínimo histórico de 0,04% pelo sexto mês consecutivo“, adianta a entidade liderada por Mário Centeno. A maior parte das pessoas que constituiu um depósito (86%) decidiu aplicá-lo em depósitos a prazo até 1 ano, também remunerados à taxa de juro média de 0,04%.

O BdP disponibiliza também dados referentes às empresas, que mostram que o montante de novos empréstimos concedidos também caiu em abril, para 1.709 milhões de euros. Já a taxa de juro média manteve-se em 1,86%, “subindo para 2,13% nos empréstimos até 1 milhão de euros e reduzindo-se para 1,52% nos empréstimos acima de 1 milhão de euros”, indica a instituição.

No que diz respeito aos novos depósitos de empresas, estes totalizaram 749 milhões de euros, “dos quais 694 milhões de euros foram aplicados em depósitos a prazo até 1 ano, remunerados a uma taxa de juro média de 0,06%”.

(Notícia atualizada às 11h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação em máximos de julho de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião