Preços na produção industrial avançam em abril 37,2% na Zona Euro

  • Lusa
  • 2 Junho 2022

Os preços na produção industrial aumentaram, em abril, 37,2% na zona euro e 37,0% na União Europeia (UE), face ao mês homólogo de 2021, mantendo uma tendência em alta desde janeiro desse ano.

Os preços na produção industrial aumentaram, em abril, 37,2% na zona euro e 37,0% na União Europeia (UE), face ao mês homólogo de 2021, mantendo uma tendência em alta desde janeiro desse ano, segundo o Eurostat.

De acordo com o serviço estatístico comunitário, na comparação com março o indicador avançou 1,2% na zona euro e 1,3% na UE. Na variação homóloga, o aumento dos preços na produção industrial é arrastado pelas subidas de 99,2% (zona euro) e 97,2% (UE) no setor da energia, sendo que, sem esta variável, o avanço é muito menor: 15,6% na zona euro e 16,1% na UE.

Na comparação homóloga, os preços na produção industrial subiram 26,3% em Portugal. Face a abril de 2021, o indicador aumentou em todos os Estados-membros, tendo as subidas mais marcantes sido observadas na Dinamarca, Irlanda (62,3% cada), Roménia (60,4%) e Bélgica (52,7%).

Na variação mensal, considerando os setores da produção industrial, o preço da energia recuou 1,2% na zona euro e 1,1% na UE, com o maior avanço a ser observado no dos produtos intermédios: 3,8% na zona euro e 3,9% na UE. Face a março, os Estados-membros que apresentaram as maiores subidas dos preços na produção industrial foram a Eslováquia (9,3%), o Luxemburgo (6,0%) e a Bulgária (4,1%) e os recuos registaram-se na Irlanda (-16,5%), Roménia (-3,2%), Portugal (-2,2%) e Itália (-0,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços na produção industrial avançam em abril 37,2% na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião