Gasóleo sobe 12 cêntimos e gasolina 14 cêntimos na segunda-feira

Litro de gasolina simples 95 vai subir para 2,069 euros e o de gasóleo simples para 1,801 euros. Mas estes valores ainda vão sofrer ajustamentos com os descontos no ISP que as Finanças vão anunciar.

Na próxima semana, quando for abastecer o carro, prepare-se para pagar mais. Com os receios de escassez de oferta de petróleo a alimentar as cotações internacionais nos dias que antecederam a reunião da OPEP+, que até decidiu aumentar a produção, esta segunda-feira pagará mais 12 cêntimos por litro de gasóleo e mais 14 cêntimos por litro de gasolina, apurou o ECO junto de fonte do setor.

Tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, o litro de gasolina simples 95 deverá manter-se acima da fasquia dos dois euros ao custar 2,069 euros e o de gasóleo simples subir para 1,801 euros o litro. Mas estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira – ao final da manhã desta sexta-feira, seguia a desvalorizar 0,61%, para 116,89 dólares o barril – e da evolução do mercado cambial.

Brent subiu ao longo da semana

Mas, para saber exatamente quanto vai pagar no momento de abastecer, há ainda que ter em conta o mecanismo semanal que ajusta o valor do ISP para compensar o agravamento da receita de IVA. A redução dos preços que ditará a aplicação da fórmula de cálculo criada em março só será conhecida esta sexta-feira à tarde, depois de o Ministério das Finanças apresentar as contas que visam garantir a neutralidade fiscal desta medida. Ou seja, que os cofres do Estado não ganham nem perdem na sequência da aplicação desta medida que pretende mitigar o efeito do aumento dos preços na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia.

Também o desconto adicional do ISP de 11,5 cêntimos por litro de gasóleo e 12,6 por litro de gasolina, que entrou em vigor no início de maio, verá os valores revistos, já que, neste caso, a atualização é mensal. O desconto que for anunciado e que entrará em vigor na segunda-feira manter-se-á em vigor ao longo de todo o mês de junho, supostamente o último em que vigora esta medida, ainda que o decreto-lei publicado em Diário da República preveja que vigore até dezembro.

Mas, o agravamento dos preços dos combustíveis, em resultado da subida da cotação do petróleo, resulta do acordo a nível europeu relativamente ao sexto pacote de sanções contra a Rússia, na cimeira extraordinária entre os chefes de Estado e de Governo que decorreu no início da semana; do levantamento de restrições impostas na China para travar a propagação da Covid-19 e ainda das persistentes preocupações em torno da oferta. Os investidores têm dúvidas de que a OPEP possa aumentar a produção de petróleo em quantidade suficiente para compensar a quebra na oferta por parte da Rússia. Ainda que a organização tenha surpreendido a semana passada ao decidir aumentar a produção em 648 mil barris por dia, em julho e agosto.

Uma inversão de tendência face às semanas anteriores, nas quais o diesel tem descido, refletindo uma menor procura já que a subida de temperaturas na Europa dispensa o uso de gasóleo para aquecimento, e a gasolina subido. As importações de gasolina dos Estados Unidos têm pressionado os preços em alta, em antecipação da driving season que deverá começar para a semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo sobe 12 cêntimos e gasolina 14 cêntimos na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião