Costa à espera de Montenegro para fechar localização do novo aeroporto
"Há estudos para todos os gostos, há ótimos argumentos para todos. Só falta decidir e fazer", disse o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro defende que é necessário avançar com as decisões para o novo aeroporto de Lisboa, colocando o ónus na oposição: “Por mim é o que oposição decidir”. António Costa sinalizou que aguarda o novo líder da oposição para saber qual é o acordo, salientando que é necessário existir consenso entre os dois maiores partidos.
O tema surgiu na sequência de uma questão de um empresário, num almoço-debate na Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola. “Temos por princípio que grandes infraestruturas têm de ser objeto de acordo entre maiores partidos e ter acordo de dois terços do Parlamento”, respondeu Costa, apontando que “é necessário entendimento sobre a matéria”.
“Há estudos para todos os gostos, há ótimos argumentos para todos. Só falta decidir e fazer“, disse. O primeiro-ministro defende que esta é uma decisão que “para ser estável deve ser feita envolvendo os dois maiores partidos e enquanto lideranças são estáveis”, já que “basta uma mudança na liderança e já não é suficiente”.
Já à saída do almoço, Costa foi questionado pelos jornalistas sobre se esta posição queria dizer que pode cair a avaliação ambiental, ao que o primeiro-ministro respondeu que não iria “estar a antecipar”. “Quando cheguei ao Governo tomei decisão, que acho acertada, que é manter decisão do Governo anterior, de Passos Coelho”, recordou Costa, salientando ainda que existiu um problema como foi interpretada a lei com o poder de veto dos municípios e havia posições diversas no PSD sobre o aeroporto.
Agora, é preciso saber se Luís Montenegro, eleito líder do PSD, “mantém posição de Rui Rio, se toma a posição de Passos Coelho, se tem posição própria que não é de nem um nem de outro”, sinalizou o primeiro-ministro.
Quanto aos timings, Costa apontou que “o congresso do PSD é em julho, para quem está à espera da decisão há 50 anos, não é por mais um mês”.
(Notícia atualizada às 16h30)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa à espera de Montenegro para fechar localização do novo aeroporto
{{ noCommentsLabel }}