Mercado laboral supera estimativas e assusta Wall Street

S&P 500 e Nasdaq recuam mais de 1%, numa altura em que os investidores contrabalançam os dados acima do esperado do mercado laboral nos EUA e as declarações de Elon Musk sobre o rumo da economia.

Os principais índices norte-americanos abriram a sessão desta sexta-feira em terreno negativo, numa altura em que os investidores digerem novos dados que apontam para um mercado laboral pujante nos EUA. As declarações de Elon Musk sobre o rumo da maior economia do mundo estão a castigar o sentimento e as tecnológicas pesam particularmente em Wall Street.

O S&P 500 cede 1,16%, para 4.128,38 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recua 0,85%, para 32.966,5 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq desvaloriza 1,73%, para 12.103,9 pontos.

Dados do departamento do Trabalho dos EUA, publicados antes da abertura das bolsas, indicam que foram criados 390 mil postos de trabalho em maio, excluindo o setor agrícola. Estes números superaram as expectativas dos analistas, agravando os receios de que a economia norte-americana continue em “sobreaquecimento”, apesar de a Fed já ter começado a subir as taxas de juro.

“Não há evidências claras e convincentes de que a inflação esteja a desacelerar ou que o mercado de trabalho esteja a arrefecer”, comentou Brian Jacobsen, analista da Allspring Global Investments, em declarações à Reuters.

Em foco nesta sessão estão ainda as declarações de Elon Musk, que, num e-mail interno, afirmou ter “um pressentimento super mau” sobre o rumo da economia. O gestor anunciou que vai cortar 10% dos postos de trabalho na Tesla. Face a isto, as ações da fabricante caem 4,13% para 742,99 dólares.

As cotadas ligadas ao setor tecnológico estão entre as mais penalizadas em Wall Street. A título de exemplo, a Meta, dona do Facebook, cede 1,87%, para 195,14 dólares, enquanto a Apple recua 3,24%, para 146,31 dólares por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado laboral supera estimativas e assusta Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião