Do iOS 16 ao novo MacBook Air, estas são as novidades da Apple

Marca de Cupertino anunciou na segunda-feira um novo MacBook Air com aspeto renovado e uma série de melhorias incrementais aos sistemas operativos, do iPhone ao Apple Watch. Resumimos o essencial.

A Apple deu a conhecer aos fãs na segunda-feira algumas das funcionalidades que vão fazer parte do iOS 16, a próxima versão do sistema operativo dos iPhones, tendo ainda lançado novos computadores portáteis MacBook Air com um aspeto renovado, incluindo o novo processador M2.

No arranque da conferência anual de programadores da Apple, também conhecida por WWDC, a marca liderada por Tim Cook deu cartas no software e no hardware, apesar de continuar a enfrentar constrangimentos nas cadeias de abastecimento. Tanto por causa da guerra como devido ao surto de Covid-19 na China, onde são fabricados a maioria dos seus produtos físicos.

Estes são os principais destaques

iOS, iPad OS e MacOS

  • A próxima versão do iOS chega no outono. A empresa anunciou algumas melhorias incrementais, como a possibilidade de personalizar o ecrã de bloqueio, incluindo diferentes configurações consoante o modo “Foco” ativo em cada momento.
Vai ser possível personalizar o ecrã de bloqueio dos iPhones no iOS 16Apple.com
  • Há uma forma diferente de ver notificações e, no iMessage, passa a ser possível apagar uma mensagem até um quarto de hora depois do envio. Na aplicação Mail, passa a ser possível agendar o envio e, antes de um email ser enviado, há um curto período em que é possível abortar o processo.
  • Na aplicação Wallet, apenas nos EUA, passa a ser possível fazer compras e pagar mais tarde, até seis semanas, sem juros nem comissões. O modelo é semelhante ao popularizado pela fintech sueca Klarna na Europa, ou pela Ant Financial na China, onde o endividamento jovem é um problema particularmente crítico.
  • Ainda não foi desta que a Apple anunciou o Apple Car. Mas, no futuro, o modo CarPlay vai permitir ao sistema da Apple controlar todo o painel de instrumentos do automóvel, incluindo o contador de velocidade e a possibilidade de o personalizar com widgets. A empresa já tem parcerias fechadas com uma série de fabricantes.
O CarPlay vai poder controlar todo o painel de instrumentos do automóvel no futuroApple.com
  • Para os fãs do Fitness, com o iOS 16, a aplicação vai continuar a fazer medições como o número de passos e calorias queimadas mesmo se o utilizador não tiver um Apple Watch. Na aplicação Health, em conjugação com o novo whatchOS 9, passa a ser possível identificar a medicação habitual, para passar a receber um lembrete na hora de tomar o medicamento.
  • No novo watchOS 9, a Apple incluiu diversas melhorias incrementais ao modo Workout e uma integração mais próxima com o Fitness+, o serviço de treinos à distância por subscrição. O relógio passa também a monitorizar mais detalhes sobre o sono, diferenciando entre “acordado”, “sono REM”, “sono profundo”, etc.
O iPhone e o Apple Watch vão ter uma forma nativa de controlar a medicaçãoApple.com
  • O novo sistema operativo dos computadores Mac vai chamar-se macOS Ventura. Uma das principais novidades é que vai passar a ser possível usar as câmaras traseiras do iPhone como webcam, aumentando significativamente a qualidade das videochamadas no Mac.
  • Para quem tem iPad, o iPad OS 16 vai transformar os tablets da Apple num equipamento muito mais semelhante a um computador portátil. Alguns modelos vão ser capazes de rodar oito aplicações em simultâneo, num ambiente equiparado ao de um Mac. Finalmente, a aplicação Weather vai passar a estar disponível no iPad. Aparentemente, o iPad continua sem a aplicação nativa Calculator.
Os iPads vão conseguir rodar aplicações como se fossem computadoresApple.com

Novos MacBook Air com M2

  • Como era esperado, a Apple anunciou novos portáteis MacBook Air com um novo design mais próximo ao dos novos MacBook Pro (incluindo a aba no topo do ecrã onde a marca inclui a webcam e outros sensores, como acontece nos iPhones e novos Mac).
  • Estes novos MacBook vão chegar às prateleiras das lojas no mês que vem. Em Portugal, os preços começam nos 1.529 euros para a versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento em disco SSD.
  • A nova versão do processador nativo da Apple, o M2, vai acelerar ainda mais os computadores da marca. O M2 já vem incluído nos novos MacBook Air, ajudando a Apple a conseguir esticar a autonomia dos equipamentos até às 20 horas, nos cálculos da empresa.
  • A Apple diz que o M2 é até 18% mais rápido do que o M1 — que, já de si, tem surpreendido pela capacidade de resposta que deu aos Mac desde que a Apple decidiu pôr fim à parceria que lhe permitia usar os processadores da Intel. No processamento gráfico, é até 35% mais veloz.
Imagem ilustrativa que compara o M1 com o M2Apple.com

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Do iOS 16 ao novo MacBook Air, estas são as novidades da Apple

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião