Governo e farmacêuticas renovam acordo de sustentabilidade para este ano

Governo e a indústria farmacêutica renovaram acordo de sustentabilidade do SNS, tendo em vista garantir o acesso a medicamentos. Desde que foi criado, permitiu poupança de 900 milhões de euros.

O Governo e a indústria farmacêutica assinaram um acordo que renova o compromisso de sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para este ano, tendo em vista garantir o acesso a medicamentos.

Este acordo, que vigora desde 2016, foi prorrogado “nos mesmos termos e condições que vigoraram em 2021“, por forma a “continuar a garantir elevados padrões de acessibilidade dos doentes às melhores terapêuticas”, adianta o Ministério da Saúde, em comunicado divulgado esta terça-feira.

“Os pressupostos subjacentes à celebração do acordo assentam, essencialmente, na importância em considerar mecanismos geradores de partilha de ganhos entre o SNS e os agentes do setor, garantindo a sustentabilidade da despesa pública com o medicamento e assim continuar a garantir o acesso aos medicamentos inovadores“, acrescenta ainda a tutela liderada por Marta Temido.

O acordo foi assinado entre o Ministério das Finanças, da Economia e do Mar e da Saúde e a indústria farmacêutica e desde 2016 já permitiu ao SNS uma poupança de cerca de 900 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo e farmacêuticas renovam acordo de sustentabilidade para este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião