Juros da dívida portuguesa a dez anos atingem os 2,5%

Ainda em dezembro de 2020 a taxa a dez anos era negativa. Um ano e meio depois, os juros da dívida portuguesa a 10 anos estão nos 2,5%. É o valor mais elevado em cinco anos.

Os juros da dívida portuguesa a dez anos atingiram na manhã desta terça-feira os 2,5%, o que não acontecia desde setembro de 2017, ou seja, há quase cinco anos, de acordo com os dados da Refinitiv/Reuters. Porém, neste momento, a taxa de juro de referências da República está a aliviar ligeiramente, mas continuam perto daquele patamar (2,497%).

Os juros de 2,5% agora “exigidos” pelos investidores no mercado secundário para comprar a dívida portuguesa contrastam completamente com o mínimo atingido nesta mesma maturidade em dezembro de 2020, com uma taxa negativa de 0,052%. O IGCP, a agência que gere a dívida pública, chegou mesmo a emitir no mercado primário dívida a dez anos com taxa negativa, algo inédito.

Contudo, desde então, a taxa de inflação acelerou significativamente, o que foi acentuado pela invasão russa na Ucrânia, e a política monetária do Banco Central Europeu (BCE), em conjunto com a de outros bancos centrais, começou o processo de normalização. Mais recentemente, o BCE tornou claro que irá subir os juros em breve, acabando com a era dos juros negativos até setembro.

Evolução dos juros da dívida portuguesa a dez anos

Fonte: Refinitiv/Reuters.

A eventual subida dos juros diretores por parte do banco central da Zona Euro já está a ser antecipada nos mercados internacionais, refletindo-se desde logo nas cotações das obrigações soberanas no mercado secundário.

No caso de Portugal, as únicas taxas que ainda continuam negativas são nos prazos a três e seis meses. A um ano, os juros estão nos 0,3%.

Esta tendência de subida dos juros soberanos é transversal a todos os prazos e aos 19 países da Zona Euro.

No caso da Alemanha, que serve de referência para efeitos de comparação, os juros a dez anos tocaram nos 1,3%, um máximo de 2014.

Em Espanha, os juros a dez anos estão ligeiramente abaixo dos de Portugal, nos 2,4%, máximos de agosto de 2014. Já os juros italianos a dez anos negoceiam nos 3,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida portuguesa a dez anos atingem os 2,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião