Hays lança IT Contracting. “É uma área com um potencial imenso de crescimento em Portugal”

A IT Contracting da Hays surge para dar resposta às necessidades de crescimento dos departamentos de IT das empresas.

Um ano depois do lançamento da marca Hays Technology, como resposta à grande necessidade de recrutar perfis tecnológicos, a Hays acaba de lançar uma nova área de negócio, ligada ao recrutamento no setor tecnológico, mas com uma particularidade: é dedicada ao regime de contracting. A IT Contracting surge para dar resposta às necessidades de crescimento dos departamentos de IT das empresas. Lançada há poucas semanas, a IT Contracting conta já com uma equipa de recrutadores especializados. E as expectativas estão altas.

“Temos, de facto, muitas empresas que precisam de reforçar as suas estruturas de IT, mas que nem sempre têm autorização para aumentar headcount ou não têm capacidade de gestão/payroll de um número elevado adicional de recursos humanos. O serviço de contracting pela Hays surge como solução contratual para os clientes em IT para que possam aumentar a sua capacidade produtiva e dar respostas às suas necessidades internas”, começa por esclarecer Matilde Moreira, head desta nova área de negócio, à Pessoas.

Apesar de Portugal não ser ainda uma Alemanha ou França em termos de maturidade neste tipo de regimes laborais, a empresa de recursos humanos acredita no potencial nacional. “Sabemos que esta é uma área com um potencial imenso de crescimento em Portugal, tendo em conta a evolução global das necessidades de recrutamento de perfis em IT”, assegura a responsável.

Mas, o que falta afinal às terras lusas nesta matéria? “Escala e tempo. Maturidade também”, atira Matilde Moreira. “Mas acreditamos que lá chegaremos”, salienta. Por outro lado, a aldeia global pode dar um forte empurrão. “O mercado é global e temos muitos clientes precisamente alemães e franceses e de outras grandes potenciais a valorizar a contratação de recursos em Portugal. A Hays, sendo uma empresa multinacional, dispõe de uma rede de clientes a que, finalmente, os profissionais em Portugal poderão aceder”, explica.

O mercado é global e temos muitos clientes precisamente alemães e franceses e de outras grandes potenciais a valorizar a contratação de recursos em Portugal. A Hays, sendo uma empresa multinacional, dispõe de uma rede de clientes a que, finalmente, os profissionais em Portugal poderão aceder.

Matilde Moreira

Head da Hays Technology

“Existe um interesse muito grande por parte destas empresas em expandirem o seu negócio para Portugal e, através da Hays têm tido a oportunidade de conhecer Portugal e referenciar-nos como um pais muito interessante e apelativo, com profissionais muito qualificados nesta área”, acrescenta a head da Hays Technology.

O desafio ao nível do recrutamento destes talentos não tem tanto a ver com contratar para contracting ou para um modelo permanente, mas sim com o próprio setor para o qual se recruta. “De maneira global no mercado, a procura de profissionais do setor tecnológico é altamente superior aos profissionais que temos disponíveis. Temos profissionais altamente talentosos, mas são, de facto, um recurso escasso num mercado global altamente concorrido. O processo de atração e mobilização para a mudança são muito desafiantes para as empresas que pretendem recrutar em IT e que não são especializadas em recrutamento”, considera.

Banca e IT são os setores mais interessados no contracting

Atualmente, os principais clientes da Hays que mostram interesse no contracting são, essencialmente, da área da bana, software houses e hubs tech. Mas grande parte dos clientes pode recorrer a este serviço. “Nos últimos anos, a tendência tem sido os clientes optarem pela solução de contracting nas funções de software development, project management e data analytics.”

No entanto, a responsável admite ver uma grande oportunidade também em áreas como ERP/SAP, cloud e devOps, “onde os clientes necessitam urgentemente deste serviço e onde existe uma maior abertura por parte dos profissionais numa gestão de carreira especializada e gratuita”.

A grande vantagem para as empresas ao optar por esta via de contratação prende-se com a maior agilidade no momento de recrutar, na medida em que lhes permite dar uma resposta mais rápida às suas necessidades de recrutamento, sem ter que aumentar o seu headcount e os seus encargos diretos com estes colaboradores. “Embora estes profissionais façam parte da empresa, a mesma não tem qualquer trabalho adicional com a gestão destes colaboradores”, esclarece.

A IT Contracting, da Hays, irá também trabalhar com profissionais freelancers, apresentando-lhes projetos diferenciadores e de alta qualidade, que complementem as suas atividades profissionais já existentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hays lança IT Contracting. “É uma área com um potencial imenso de crescimento em Portugal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião