Falta de garantia afasta mais de metade dos consumidores de produtos em segunda mão

Mais de metade dos consumidores acreditam que a existência de um índice de reparabilidade seria um fator importante ou muito importante na escolha de um produto.

Embora a maioria dos consumidores tenha intenções de escolher produtos em segunda mão de forma a contribuir para uma economia mais circular, muitos são afastados desse objetivo uma vez que esses artigos não são vendidos com garantia.

Neste sentido, e de acordo com o Barómetro Europeu do Consumo do Observador Cetelem 2022, 86% dos consumidores acreditam que a existência de um índice de reparabilidade seria um fator importante ou muito importante na escolha de um produto. Por outro lado, 90% consideram que um índice de durabilidade também forneceria informações sobre a robustez e confiabilidade dos bens.

Os italianos e portugueses são dos europeus mais favoráveis quanto à adoção de uma garantia (94%), enquanto os dinamarqueses e suecos estão mais reticentes (76% e 77%). Quanto ao índice de durabilidade, mais uma vez os italianos e portugueses são os que mais o desejam (95% e 97%), sendo preciso voltar ao norte da Europa para encontrar expectativas mais baixas nesta área, informa o Celetem.

A falta de segurança quanto à reparabilidade e durabilidade dos artigos em segunda mão tem consequências no preço dos produtos, contudo nem todos estão dispostos a aceitá-las. Ainda assim, sete em cada 10 europeus dizem estar dispostos a pagar mais por produtos rotulados desta forma, sendo os romenos, búlgaros e húngaros os mais favoráveis (84%, 83% e 80%), enquanto os franceses e belgas estão mais relutantes (61% e 63%).

“A importância que os consumidores atribuem à durabilidade e reparabilidade reflete igualmente o sucesso dos produtos recondicionados, principalmente no caso dos telemóveis. Mais de oito em cada 10 europeus já ouviram falar de recondicionamento de produtos e um em cada dois sabe exatamente o que significa”, lê-se no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falta de garantia afasta mais de metade dos consumidores de produtos em segunda mão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião