Alemã TeamViewer troca de escritório e duplica hub de inovação no Porto

Multinacional muda centro tecnológico de Paranhos para Ramalde, com capacidade para 70 pessoas e equipamento de última geração. Conta com “talento, paisagens e bom tempo” para recrutar mais 25.

Um ano depois de comprar a empresa de desenvolvimento de software Hapibot Studio, e de decidir abrir no Porto um novo centro de investigação e desenvolvimento (I&D) focado em soluções nas áreas de realidade aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT), a alemã TeamViewer resolveu largar as instalações da antiga agência portuguesa e montar um escritório na Zona Industrial da cidade Invicta.

Localizado no sétimo piso de um edifício construído recentemente na Rua Manuel Pinto de Azevedo, junto ao IPAM, o novo espaço de inovação da tecnológica, que está a ser apresentado esta terça-feira à tarde na presença do autarca Rui Moreira e do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, pode acolher mais de 70 profissionais e fornece “equipamento de última geração e espaço suficiente para idealizar e desenvolver o portefólio, com especial foco no design de software para as soluções de realidade aumentada”.

Em entrevista ao ECO, Mike Eissele, que dirige a área de I&D do grupo a nível global, destaca que a indústria de software está “a desenvolver-se de forma dinâmica” e “um importante fator de sucesso é a capacidade de desenvolver novas soluções e de as trazer rapidamente para o mercado”. Em 2021, a TeamViewer aumentou em 20% o número de pessoas dedicadas à inovação, face ao ano anterior. E “ao estabelecer um hub de I&D em Portugal, [duplicou] o crescimento das capacidades de engenharia para o desenvolvimento de software inovador de classe mundial”, sublinha.

A TeamViewer mudou para o sétimo piso do mais recente edifício de escritórios na Rua Manuel Pinto de Azevedo (Zona Industrial do Porto)

Com a aquisição realizada em maio de 2021, a marca que patrocina as camisolas do Manchester United iniciou a presença em Portugal com cerca de 20 engenheiros de software e design, tendo já aumentado, entretanto, para cerca de 30 pessoas, que operam em regime de trabalho híbrido. Tem atualmente perto de 25 posições em aberto para a equipa que é comandada por Marcos Carvalho, diretor de design de produto e fundador do estúdio Hapibot. As oportunidades são alargadas a funções corporativas, como na área de finanças, a data scientists, especialistas de apoio ao cliente e designers de UI/UX (User Interface/User Experience).

Estão a conseguir recrutar os talentos de que precisam, em quantidade e qualidade? “As operações no Porto são relativamente recentes e os talentos locais estão apenas agora a tomar consciência da nossa presença [aqui]. No entanto, já recebemos um número razoável de candidatos de boa qualidade. Com a abertura destas novas instalações, vamos também intensificar os esforços de recrutamento, por exemplo em feiras [de emprego], e estamos confiantes de que o número de candidaturas irá aumentar significativamente”, responde o diretor de tecnologia (CTO).

Com a abertura destas novas instalações, vamos também intensificar os esforços de recrutamento, por exemplo em feiras [de emprego], e estamos confiantes de que o número de candidaturas irá aumentar significativamente.

Mike Eissele

CTO da TeamViewer

Como o escritório português faz parte da organização de I&D, o foco está no desenvolvimento das soluções de software da empresa. “Especialmente a conceção UI/UX das nossas soluções de RA, incluindo as capacidades de inteligência artificial (IA), desempenha um papel importante. Grande parte do novo add-on AiStudio, que consiste num algoritmo de autoaprendizagem para formar modelos de IA para reconhecimento de imagem e objetos, faz parte do nosso pacote de software de RA TeamViewer Frontline e foi desenvolvido no Porto”, destaca.

Mike Eissele recorda ainda que a decisão de vir para Portugal foi “baseada num quadro de seleção abrangente, avaliando fatores-chave culturais e de crescimento, incluindo disponibilidade de talentos de topo, infraestrutura educacional, quadro regulamentar, mentalidade empreendedora e qualidade de vida”. Desafiado a fazer o balanço do primeiro ano, sustenta que até agora tem sido positiva a experiência num país em que “as pessoas têm uma educação muito boa e, devido às belas paisagens e ao bom tempo, os colaboradores podem beneficiar de qualidade de vida”.

A TeamViewer apresenta-se como um fornecedor líder e global de soluções de conectividade remota e de soluções digitais para dispositivos que vão desde portáteis e telemóveis a máquinas industriais e robôs. Conhecida pelo seu programa que permite controlar computadores e outros equipamentos à distância, está sediada em Goppingen, na Alemanha, fatura mais de 460 milhões de euros por ano e emprega mais de 1.300 pessoas em todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemã TeamViewer troca de escritório e duplica hub de inovação no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião