TeamViewer instala centro de investigação em AR e IoT no Porto

A tecnológica internacional escolheu o Porto para instalar o seu novo centro de investigação e desenvolvimento em realidade aumentada (AR) e internet das coisas (IoT).

O TeamViewer instalou um novo centro de investigação e desenvolvimento (I&D) no Porto para “aumentar a sua força de engenharia líder” nas áreas da realidade aumentada (AR) e internet das coisas (IoT), anunciou a empresa esta quarta-feira. A operação já arrancou “com uma equipa de cerca de 20 engenheiros de software e design altamente qualificados”, após a aquisição da tecnológica portuense Hapibot Studio.

A empresa TeamViewer é mundialmente conhecida pelo seu programa que permite controlar computadores e outros equipamentos à distância. A solução tem o mesmo nome e inclui uma versão de utilização gratuita para particulares, sujeita a algumas limitações.

Imagem ilustrativa do software TeamViewer, usado mundialmente para permitir o controlo remoto de computadores.Wikimedia Commons

Este investimento “contou com o apoio” do Governo português e da Agência para o Investimento e Comércio Externo (AICEP), indica o TeamViewer, mas o comunicado não refere se foram dados incentivos fiscais ou financeiros à empresa para a escolha do Porto.

Todavia, a empresa explica, sim, que a escolha de Portugal resultou de “um quadro de seleção abrangente, que avaliou os principais fatores de crescimento e culturais, incluindo a disponibilidade de talentos de topo, infraestruturas educacionais, quadro regulamentar, mentalidade empreendedora e qualidade de vida”.

“Portugal é um excelente local para o nosso novo centro de I&D, tendo muitas universidades boas e um grande grupo de talentos de engenharia altamente motivados para impulsionar a próxima onda de digitalização. Estamos muito entusiasmados por sermos parte ativa de um hotspot de tecnologia tão vibrante”, afirma o administrador com o pelouro tecnológico, Mike Eissele, citado na referida nota.

Não havendo indicação sobre a contratação de profissionais para além dos 20 que já estão a trabalhar no novo centro, segundo a empresa, o TeamViewer ressalva, contudo, esperar “que o novo local cresça significativamente ao longo do tempo para se tornar um componente-chave da organização global de I&D” da organização.

Num comentário sobre esta aposta de uma tecnológica internacional no país, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirma que o Governo “está muito satisfeito por receber em Portugal um dos mais dinâmicos nomes europeus de tecnologia”. “A decisão do TeamViewer de desenvolver inovação de ponta em AR e IoT a partir do Porto é uma forte prova do potencial atrativo de Portugal enquanto ecossistema de tecnologia emergente”, acrescenta.

Da parte da AICEP, Luís Casto Henriques, presidente, indica: “O país possui um conjunto de talentos altamente qualificados e um ambiente de trabalho poliglota e multicultural que atrai cada vez mais centros tecnológicos especializados. O projeto de tecnologia de ponta do TeamViewer prova as habilidades extremamente valiosas do talento português no exigente ecossistema de tecnologia.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TeamViewer instala centro de investigação em AR e IoT no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião