Brent perde mais de 5% e segue em mínimos de três semanas
Receios de recessão nas economias mundiais por causa da subida das taxas de juro estão a afundar o barril de petróleo de referência para as importações nacionais.
Há mais de três semanas que o Brent não negociava num preço tão baixo. O barril de petróleo de referência para as importações europeias perdeu 5,59%, para 113,12 dólares, na negociação desta sexta-feira. Os receios de recessão nas economias mundiais estão a ser determinantes para este comportamento.
A desvalorização do petróleo acompanha a descida dos mercados internacionais, com os investidores a recearem um cenário de recessão por causa da subida das taxas de juro nos últimos dias para conter o disparo da taxa de inflação.
Na quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos anunciou uma subida de 75 pontos base na taxa de referência, o que não acontecia desde 1994.
“A influência do mercado macroeconómico começou a tomar conta dos fundamentais do preço do petróleo nos últimos dias”, assinala o responsável de matérias-primas da Investec, Callum Macpherson, citado pela Reuters. “A narrativa no mercado passou a estar mais focada no preço do que na oferta”, acrescenta o mesmo especialista.
Devido a esta desvalorização, o Brent deverá registar a primeira queda semanal na cotação em mais de um mês.
(atualizado às 21h)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brent perde mais de 5% e segue em mínimos de três semanas
{{ noCommentsLabel }}